Calendário de pagamento do BPC de dezembro divulgado pelo INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, já liberou o calendário de pagamentos para a parcela de dezembro do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Seguindo a lógica dos meses anteriores, as datas serão escalonadas de acordo com o Número de Benefício (NB).

É importante considerar o penúltimo algarismo que aparece no documento para saber a data de pagamento. A rodada de pagamentos começa em 21 de dezembro e termina em 8 de janeiro de 2024. Os beneficiários do programa receberão 1 salário-mínimo vigente.

O valor corrigido do benefício será liberado de acordo com o calendário do mês-base de janeiro, pois o governo ainda não definiu o aumento oficial do salário-mínimo para o próximo ano. Mais informações serão divulgadas em breve.

Neste artigo, você terá acesso ao calendário BPC de dezembro com todas as datas confirmadas de pagamento e informações sobre o programa. Não deixe de conferir outros conteúdos, como curiosidades e notícias sobre concursos abertos.

Valor da parcela de dezembro e aumento previsto para 2024

Os beneficiários receberão o valor de R$ 1.320 durante o pagamento do mês-base de dezembro. Esse é o piso nacional atualmente vigente no Brasil, conforme a medida sancionada pelo governo em maio deste ano.

O valor do benefício será reajustado a partir do calendário de janeiro de 2024, dependendo das deliberações do governo brasileiro juntamente com o Congresso Nacional, uma vez que o reajuste ainda não foi confirmado. Um novo sistema de valorização está em vigor.

O aumento do salário-mínimo nos próximos anos, inclusive em 2024, será baseado nos índices econômicos do país, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior. O governo fará uma média desses indicativos para definir o valor do aumento.

O anúncio oficial do novo valor do salário-mínimo, que impactará nas parcelas do BPC, está previsto para o início do próximo ano. No entanto, a estimativa recente do governo é de um valor de R$ 1.421, que ainda não está confirmado.

Calendário BPC de dezembro: datas de pagamento

Confira o calendário completo de pagamentos para o benefício, de acordo com o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB):

Penúltimo dígito do NB Data de pagamento
1 21 de dezembro de 2023
2 22 de dezembro de 2023
3 26 de dezembro de 2023
4 27 de dezembro de 2023
5 28 de dezembro de 2023
6 2 de janeiro de 2024
7 3 de janeiro de 2024
8 4 de janeiro de 2024
9 5 de janeiro de 2024
0 8 de janeiro de 2024

Compartilhe essa notícia