Inscrever-se no Programa Bolsa Família tem um novo método. Agora, todos os brasileiros podem realizar a inscrição no programa através de um cadastramento online. Para ajudar, vamos mostrar o passo a passo para que você possa começar a receber os valores do benefício.

## Inscrição no Bolsa Família pela internet:
Veja o passo a passo para participar do programa (Imagem: FDR)

### Cadastro Único
O caminho para o Bolsa Família começa com o Cadastro Único (CadÚnico), um sistema que reúne informações da população de baixa renda, abrindo portas para diversos programas sociais.

### Critérios de inscrição
Para buscar o benefício é necessário atender a critérios simples: a renda mensal por pessoa não deve ultrapassar meio salário mínimo ou três salários mínimos como renda familiar.

### Procurar o CRAS
Depois de confirmar que se encaixa nos requisitos, o próximo passo é procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

### Cadastro online
Anteriormente, o CadÚnico era presencial, exigindo uma visita ao CRAS. No entanto, agora, o Governo Federal lançou o site e o aplicativo do Cadastro Único, incluindo um pré-cadastro online, facilitando o início do processo. Para finalizar, ainda será necessário realizar uma visita presencial ao CRAS.

### Documentos necessários
Além disso, todos os membros da família devem apresentar pelo menos um dos documentos durante a atualização cadastral no CRAS, tais como: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou uma conta de serviços referente aos últimos três meses.

Especialista Ariel França: Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública, focado em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.

Fonte: [FDR](https://fdr.com.br/beneficios-sociais/inscricao-no-bolsa-familia-pela-internet-veja-o-passo-a-passo-para-participar-do-programa/)