Bilhete Único Idoso SPTrans: como solicitar, usar e benefícios

Cada vez mais, as cidades estão se adequando e implantado diversos benefícios para o público da terceira idade, seguindo as diretrizes do Estatuto do Idoso. Um desses benefícios é o Bilhete Único do Idoso, disponibilizado pela SPTrans na cidade de São Paulo e que oferece transporte público gratuito para pessoas com mais de 65 anos. Em Recife, a mesma ação recebe o nome de Cartão Vem Idoso.

O que é o Bilhete Único do Idoso?

O Bilhete Único do Idoso é o cartão utilizado no Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na cidade de São Paulo. Este bilhete único permite a gratuidade do transporte público para pessoas idosas, com idade igual ou superior a 65 anos.

Como funciona o Bilhete Único do Idoso?

O Bilhete Único do Idoso permite que pessoas idosas, moradoras da cidade de São Paulo, tenham gratuidade no transporte público. Para as pessoas a partir de 65 anos ou mais, após receberem o cartão, ele pode ser usado normalmente, sem a necessidade de serem carregados nos postos de recarga. Para pessoas com 60 a 64 anos, a gratuidade deve ser carregada todos os meses em um bilhete único comum.

Quem tem direito ao Bilhete Único do Idoso?

Homens e mulheres com idade igual ou superior a 65 anos que, comprovadamente, moram na capital e na região metropolitana de São Paulo têm direito ao bilhete único do idoso. A partir de 2023, foram incluídas as pessoas com 60 a 64 anos, que também passaram a ter direito à gratuidade no transporte coletivo.

Qual o limite de idade para solicitar o Bilhete Único do Idoso?

A solicitação do Bilhete Único do Idoso pode ser realizada a partir de 65 anos. Pessoas de 60 a 64 anos também têm direito ao bilhete e à gratuidade, e devem carregar o benefício no bilhete único comum que já possuem.

Onde posso solicitar o Bilhete Único do Idoso?

O Bilhete Único do Idoso em São Paulo pode ser solicitado por meio do site da SPTrans, no Atendimento Digital. Também é possível solicitar o cartão em um dos postos de atendimento presenciais, mediante agendamento prévio pelo site.

Quais os documentos necessários para solicitar o Bilhete Único do Idoso?

Para solicitar o Bilhete Único do Idoso, é necessário apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Os detalhes podem ser conferidos no site da SPTrans.

O Bilhete Único da Pessoa Idosa será enviado para o endereço informado no cadastro, por isso é importante manter essas informações atualizadas.

Quais são os benefícios adicionais oferecidos pelo Bilhete Único para os Idosos?

O Bilhete Único para Idosos não oferece nenhum tipo de benefício adicional, e não pode ser utilizado em conjunto com outros benefícios, como os voltados para estudantes.

O bilhete único do idoso é válido em todos os meios de transporte público?

Sim, o bilhete único do idoso é válido para transportes estaduais, proporcionando gratuidade em trens, metrô, monotrilho, VLT e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de todo o estado.

O bilhete único do Idoso é transferível?

Não, o bilhete único do idoso é de uso pessoal e intransferível. Ele nunca deve ser emprestado ou utilizado por outra pessoa.

Como fazer SPTrans idoso pela internet?

O Bilhete Único do Idoso pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital www.sptrans.com.br/atendimento.

O que é o Cartão Vem Idoso?

O Cartão Vem Idoso é o cartão de gratuidade no transporte público da cidade de Recife, oferecendo os mesmos benefícios que o Bilhete Único do Idoso em São Paulo.

Quantas vezes posso usar o Bilhete Único por dia?

É possível realizar até 4 embarques em ônibus diferentes no período de três horas e um embarque no sistema de trilhos (Metrô/CPTM), além de 3 embarques em ônibus diferentes no mesmo período.

Se quiser continuar se informando com nossos conteúdos, cadastre-se no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.
Este artigo foi útil? Obrigado por avaliar!