Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): O que é DIB e sua importância na concessão de benefícios

Muitos beneficiários do INSS têm dúvidas sobre o que significa a sigla DIB. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma série de regras e siglas que podem gerar confusão, por isso, é fundamental compreender a importância da DIB para garantir que seus direitos sejam respeitados ao solicitar um benefício.

O que significa DIB no INSS?

A sigla DIB se refere à Data de Início do Benefício no INSS. Ela indica a data a partir da qual o benefício previdenciário será pago ao segurado, após a sua aprovação.

Qual a importância do DIB?

A DIB é de extrema importância para o beneficiário, pois determina a data de início dos pagamentos do benefício solicitado, tanto retroativos quanto atuais. Isso significa que a DIB influencia diretamente no valor que será recebido, uma vez que define qual data deve ser considerada para o pagamento do benefício, inclusive o retroativo.

Onde encontrar a DIB?

A DIB pode ser encontrada na carta de concessão do benefício, que é enviada para a residência do segurado quando o benefício é aprovado. Além disso, também é possível consultar a DIB no extrato de pagamento do benefício, disponibilizado no Meu INSS, tanto via site quanto pelo aplicativo.

Confira algumas siglas que serão utilizadas:

– DER – Data de Entrada do Requerimento
– DII – Data de Início da Incapacidade
– DIR – Data de Início do Benefício
– DCB – Data de Cessação do Benefício

Regras para determinar a DIB de cada benefício

As regras para determinar a DIB variam de acordo com o tipo de benefício do INSS. Confira as principais modalidades:

DIB auxílio-doença

A DIB do auxílio-doença depende de vários aspectos, tais como a situação do segurado e o tipo de benefício. Para os segurados empregados, a DIB é fixada no 16º dia do afastamento das atividades, desde que requerido até o 30º dia a partir do afastamento, ou na Data de Início da Incapacidade (DII) se esta for depois do 16º dia, ou na DER se o benefício for requerido após 30 dias do afastamento. Já para os demais segurados, as regras são diferentes.

DIB aposentadoria por invalidez

A DIB da aposentadoria por invalidez é fixada na data da realização da perícia médica que comprovou a incapacidade.

DIB prorrogação do benefício

Em caso de prorrogação de benefício, a DIB é determinada de acordo com as datas de início da incapacidade e da cessação do benefício anterior.

Qual a data de início do pagamento DIB?

A data de início do pagamento DIB irá depender do tipo de benefício e situação do segurado. As informações detalhadas podem ser consultadas no Meu INSS, na carta de concessão ou no extrato de pagamento do benefício.

É possível retroagir a DIB para o primeiro requerimento?

Sim, é possível retroagir a DIB para o primeiro requerimento, para ter acesso aos valores retroativos do benefício a partir da solicitação inicial do mesmo. O pedido de recurso ou revisão do benefício pode ser feito diretamente pelo Meu INSS.

Qual a diferença entre DIB e DCB?

A Data de Concessão do Benefício (DIB) é a data em que o benefício é ou deveria começar a ser pago, enquanto a Data de Cessação do Benefício (DCB) é a data em que o benefício é cessado.

Conclusão

O INSS possui muitos detalhes importantes na concessão de benefícios, por isso, em caso de dúvidas, é recomendado que o segurado conte com a ajuda profissional especializada na área previdenciária para garantir o cumprimento dos seus direitos.

Para continuar aprendendo com os conteúdos informativos da meutudo, cadastre-se no formulário abaixo para receber nossos destaques semanais diretamente no seu e-mail.