Seguro-desemprego: como funciona, regras e direitos

Quando um trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem o direito ao seguro-desemprego. Esse benefício é oferecido pelo governo para auxiliar o trabalhador nesse período em que busca um novo emprego.

O que é o Seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício social proporcionado pelo governo, destinado a auxiliar o trabalhador despedido sem justa causa.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Para ter direito ao seguro-desemprego pela primeira vez, é necessário ter trabalhado por pelo menos 12 meses. A partir da segunda solicitação, o trabalhador poderá receber o benefício a partir dos 6 meses de trabalho. Anteriormente, a regra do seguro-desemprego previa apenas a necessidade de seis meses de trabalho.

É possível receber seguro-desemprego com menos de 12 meses trabalhados?

Apesar das novas regras do seguro-desemprego, é possível receber o benefício com menos de 12 meses trabalhados desde que não seja a primeira solicitação do seguro. Com 6 meses trabalhados você só terá direito a 3 parcelas do benefício, e as parcelas são de acordo com o tempo trabalhado.

E se eu já solicitei o seguro-desemprego uma vez?

Se você já solicitou o seguro uma vez, pode solicitar novamente, com o número de parcelas e a quantidade mínima de meses trabalhados como requisito para as parcelas.

Por quanto tempo posso receber o seguro-desemprego?

Confira a tabela de parcelas do Seguro-Desemprego a partir do segundo pedido:

– Com 6 meses trabalhados: 3 parcelas do seguro
– Com 12 meses trabalhados: 4 parcelas do seguro
– Com 24 meses trabalhados: 5 parcelas do seguro

Como solicitar o seguro-desemprego via aplicativo?

Você pode solicitar o seu seguro-desemprego pela internet, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O processo é rápido e simples.

Quais são as regras para manter o seguro-desemprego?

Para que o seu seguro não seja cancelado antes do tempo, é importante manter-se informado sobre as regras que podem resultar no cancelamento do benefício.

Se você está em busca de quitar dívidas ou precisa se informar sobre seus direitos trabalhistas, inscreva-se abaixo e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail.

Para mais informações e simulações sobre o seguro-desemprego, acesse a calculadora de seguro-desemprego da meutudo.