Taxa de juros do empréstimo consignado pelo BPC é reduzida

O governo anunciou a taxa máxima de 1,97% ao mês para o consignado pelo BPC. A novidade gerou interesse crescente e intensificou a procura por essa modalidade de crédito. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tentou inicialmente reduzir os juros do consignado pelo BPC para 1,7% ao mês, mas retificou a proposta devido à reação dos bancos e da área econômica. Agora, com a redução da taxa Selic para 12,75% ao ano, os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm a oportunidade de obter um dinheiro extra.

O Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central (Copom) anunciou um novo corte da Selic, o que beneficia aqueles que recebem o BPC, e a projeção é que a Selic encerre o ano em torno de 9% ao ano até dezembro. O Conselho Nacional de Previdência Social também aprovou a redução do teto de 1,97% ao mês para 1,91% para o consignado pelo BPC. Entre os bancos que voltaram a oferecer o empréstimo, estão Banco do Brasil, Mercantil, C6 Bank, Bradesco e Itaú Unibanco.

Por outro lado, a Caixa Econômica Federal (CEF) está se preparando para retomar as operações do consignado do BPC, enquanto o PagBank afirmou estar se adequando, e o Banrisul ainda está em fase de análise. O Nubank optou por não oferecer a linha de crédito, e o BMG ainda não se pronunciou. O consignado do BPC permite que os beneficiários comprometam até 35% da renda mensal, com um limite de R$ 462, e o percentual é dividido entre empréstimos e financiamentos e despesas com cartão de crédito consignado.

O número de adesões ao consignado do BPC atinge quase 5,5 milhões, e mais de 1,7 milhões possuem contratos ativos. A taxa máxima de juros deverá seguir a mesma aplicada em empréstimos para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Há também informações obrigatórias sobre o consignado, como as taxas de juros, o Custo Efetivo Total (CET) e o número do SAC ou CAC. Este benefício foi retomado recentemente, permitindo que os titulares do Benefício de Prestação Continuada acessem essa linha de crédito com desconto direto no benefício.