Saque Aniversário do FGTS liberado para trabalhadores nascidos em novembro

Nesta sexta-feira (1), a Caixa Econômica Federal liberará o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores nascidos em novembro. Este sistema permite o saque de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês de aniversário do trabalhador. A adesão é opcional, mas vale ressaltar que quem optar por ela poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória em caso de demissão. Já os que permanecem no Saque-Rescisão do FGTS têm direito ao saque integral da conta, incluindo a multa rescisória.

O saque pode ser realizado até 28 de fevereiro de 2024. Quem não retirar o dinheiro dentro desse prazo terá que aguardar até o próximo ano, no período correspondente ao seu mês de aniversário. Atualmente, o saque aniversário também está liberado para os trabalhadores nascidos em setembro e outubro que fizeram a adesão.

Mês de nascimento Início do saque Fim do saque
Janeiro 2 de janeiro 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro 28 de abril
Março 1º de março 31 de maio
Abril 3 de abril 30 de junho
Maio 2 de maio 31 de julho
Junho 1º de junho 31 de agosto
Agosto 1º de agosto 31 de outubro
Setembro 1º de setembro 30 de novembro
Outubro 2 de outubro 29 de dezembro
Novembro 1º de novembro 31 de janeiro de 2024
Dezembro 1º de dezembro 29 de fevereiro de 2024

Valor a ser recebido no Saque Aniversário

Para os trabalhadores que optarem pelo Saque Aniversário, o valor a ser recebido varia de 5% a 50% do saldo das contas do FGTS, acrescido de uma parcela adicional.

Como aderir ao saque aniversário

  1. Acesse o aplicativo FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br.
  2. Selecione a opção “Meu FGTS”
  3. Clique em “Saque-Aniversário”
  4. Após concordar com os termos e condições, você poderá clicar em “Aderir ao saque aniversário” para garantir o seu benefício.

Como sacar o dinheiro

A retirada do saque aniversário do FGTS pode ser feita através do aplicativo do FGTS. O trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco, sem custos adicionais. Pode ser realizada também na Caixa, em casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem possui senha do Cartão Cidadão. Os titulares do Cartão Cidadão também têm a opção de sacar nos correspondentes Caixa Aqui, caso esses estabelecimentos estejam autorizados. É necessário apresentar um documento de identificação válido.