Saiba quando ocorrerá a distribuição de lucros de 2023

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): Saiba como funciona e como consultar o saldo

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado para proteger os trabalhadores em casos de demissão sem justa causa. Trata-se de uma conta onde os empregadores depositam mensalmente um valor que, com o tempo, pode render lucros. A distribuição desses lucros ocorre anualmente e é feita pela Caixa Econômica Federal, responsável por administrar o fundo.

A Caixa investe o dinheiro das contas do FGTS em projetos de infraestrutura e saneamento, obtendo ganhos com os empréstimos realizados. Esses lucros são então divididos com os titulares de conta. A distribuição dos lucros é feita sempre no mês de agosto e funciona de forma semelhante a uma aplicação financeira.

Lucros do FGTS em 2023 podem chegar a R$ 15 bilhões

Estima-se que, em 2023, os trabalhadores receberão uma distribuição de lucros no valor aproximado de R$ 15 bilhões, garantindo uma rentabilidade acima da inflação. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando uma ação para decidir se a Taxa Referencial (TR) pode ser aplicada como índice de correção do FGTS.

O valor oficial da distribuição dos lucros do FGTS será publicado em julho, após a aprovação do Conselho Curador do Fundo de Garantia. Os depósitos serão realizados até o final do mês de agosto, como de costume.

Como consultar o saldo e os depósitos dos lucros do FGTS

Os trabalhadores podem acompanhar o saldo da conta FGTS e verificar o valor depositado de lucros por meio de diferentes canais oferecidos pela Caixa. É possível utilizar o serviço de SMS, disponibilizado pela instituição, para receber informações sobre o saldo e os depósitos. Além disso, o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, e o internet banking da Caixa também permitem consultar essas informações.

Saque dos lucros do FGTS

O valor dos lucros do FGTS é somado anualmente ao saldo da conta do trabalhador. O saque desse dinheiro segue as mesmas regras do saque do fundo, ou seja, só pode ser realizado em situações específicas.

A seguir, conheça as situações em que o saque do FGTS é permitido:

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca;
  • Aposentadoria;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Necessidade pessoal recorrente de desastre natural;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Portador de HIV ou neoplasia maligna;
  • Financiamento de imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação;
  • Saque Aniversário.

Para receber mais informações sobre benefícios sociais, participe de nossos grupos no Facebook e Telegram.

Deixe seu comentário