Titulares do Bolsa Família convocados para atualização de dados no CRAS

Os beneficiários do programa Bolsa Família estão recebendo convocações para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dentro de um prazo estabelecido. A atualização dos dados é essencial para garantir a continuidade do recebimento do benefício.

Desde o início do ano, está sendo realizado um pente-fino no programa Bolsa Família, resultando na exclusão de milhões de pessoas. No entanto, mesmo aqueles que têm direito ao benefício estão sendo excluídos por terem dados desatualizados no Cadastro Único. Nesses casos, o governo federal suspende o pagamento até que os dados sejam atualizados.

O CRAS é o local onde o cadastro para participação no Bolsa Família é feito, bem como a atualização dos dados, que deve ser realizada a cada dois anos. Além de garantir a continuidade do benefício, a atualização dos dados pode resultar em mais renda para a família, já que o governo federal ampliou o valor base do Bolsa Família e adicionou pagamentos extras.

Vantagens de manter os dados atualizados no Bolsa Família:

1. Continuidade do recebimento do benefício: Ao manter os dados atualizados, você evita o bloqueio do pagamento e garante a renda que garante a alimentação da sua família.

2. Acesso a outros benefícios: Além do Bolsa Família, a atualização dos dados permite que você utilize outros benefícios que fazem parte do programa, como o Programa Farmácia Popular, que oferece mais de 40 medicamentos gratuitos para os inscritos.

3. Pagamentos extras: O governo federal adicionou pagamentos extras para jovens entre 0 e 18 anos incompletos e para famílias com mulheres grávidas. Esses pagamentos extras podem variar de R$ 50 a R$ 150.

É importante destacar que a atualização dos dados deve ser feita o mais rápido possível, dentro do prazo estabelecido. Portanto, se você é beneficiário do Bolsa Família, visite uma unidade do CRAS para garantir a continuidade do seu benefício e ter acesso a todos os direitos oferecidos pelo programa.

Links úteis:
– CRAS: [https://www.mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/cras](https://www.mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/cras)
– Bolsa Família: [https://www.gov.br/cidadania/pt-br/assuntos/bolsa-familia](https://www.gov.br/cidadania/pt-br/assuntos/bolsa-familia)
– Programa Farmácia Popular: [https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/governo-federal-amplia-o-programa-farmacia-popular-e-oferece-mais-40-medicamentos-gratuitos](https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/governo-federal-amplia-o-programa-farmacia-popular-e-oferece-mais-40-medicamentos-gratuitos)