O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou que até o dia 25 de setembro serão lançados os editais para um concurso público que oferecerá 814 vagas para pesquisadores, tecnologistas e analistas em Ciência & Tecnologia. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (4).

As portarias que estabelecem as diretrizes do concurso foram alteradas para a criação de 253 cargos de pesquisador da carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 265 cargos de tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, 158 cargos de analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de Gestão Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, além de 100 vagas para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia da carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia.

As 714 vagas destinadas às unidades de pesquisa serão distribuídas entre diversas instituições, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre outros.

Já na administração central do MCTI, em Brasília, serão ofertadas 100 vagas de nível superior, cujo edital deverá ser publicado até o dia 25 de setembro deste ano.

Esta iniciativa do MCTI visa fortalecer a área de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, com a contratação de profissionais qualificados e incentivo à inovação. Os interessados devem ficar atentos aos editais que serão divulgados pelas instituições de pesquisa e pela administração central do Ministério.