Caixa Econômica Federal permite novo saque aniversário do FGTS a partir de maio

A Caixa Econômica Federal anunciou que a partir da próxima segunda-feira (1) estará liberado um novo saque aniversário do FGTS, uma modalidade que permite aos trabalhadores retirar, uma vez por ano, uma parcela do saldo de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia.

Os trabalhadores com carteira assinada nascidos no mês de maio serão os primeiros a poder realizar o saque, que ficará disponível até o dia 31 de julho.

Saque liberado para nascidos em fevereiro, março e abril

No momento, o saque aniversário do FGTS está liberado para os trabalhadores nascidos nos meses de fevereiro, março e abril, de acordo com o seguinte calendário:

Mês de Nascimento Período para saque
Janeiro 2 de janeiro a 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro e 28 de abril
Março 1º de março a 31 de maio
Abril 3 de abril a 30 de junho
Maio 2 de maio a 31 de julho
Junho 1º de junho a 31 de agosto
Julho 3 de julho a 29 de setembro
Agosto 1º de agosto a 31 de outubro
Setembro 1º de setembro a 30 de novembro
Outubro 2 de outubro a 29 de dezembro
Novembro 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro 1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2024

Vale lembrar que para realizar o saque, é necessário ter aderido ao Saque Aniversário anteriormente. Ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão. Porém, permanece o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em casos de desligamento sem justa causa, bem como a possibilidade de saque para a compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave.

A adesão ao saque aniversário não é obrigatória e aqueles que não desejarem migrar permanecerão na sistemática padrão, conhecida como Saque-Rescisão. Nessa modalidade, o trabalhador demitido sem justa causa tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória quando aplicável.

O trabalhador que optar pelo Saque Aniversário do FGTS tem a possibilidade, através do aplicativo do FGTS, de solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não tenha contratado a operação de antecipação.

Como fazer o saque aniversário do FGTS

Através do aplicativo do FGTS, o trabalhador pode consultar os valores disponíveis para saque. Será necessário indicar uma conta na Caixa Econômica Federal ou em qualquer instituição bancária, sem custos, para receber os valores. O montante estará disponível na conta após 5 dias úteis.

Além disso, o trabalhador poderá fazer o upload de documentos e acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.