Saber o órgão expedidor do RG é uma informação importante, especialmente quando você precisa se cadastrar em sites ou abrir uma conta bancária. Mas você sabe o que significa esse termo e como encontrá-lo na sua identidade? Neste artigo, explicaremos tudo sobre o órgão expedidor, como encontrá-lo e em quais situações essa informação é utilizada.

Como encontrar o órgão expedidor do RG

Para encontrar o órgão expedidor do seu RG, você precisará ter o documento em mãos. A informação do órgão expedidor está localizada na horizontal e abaixo da informação do estado, no mesmo local onde se encontra sua foto e assinatura. Veja o exemplo abaixo:

imagem de uma carteira de identidade (rg)
Órgão expedidor RG (Imagem: pravaler)

Agora que você sabe onde encontrar essa informação, poderá consultá-la sempre que precisar, seja para obter um cartão ou se inscrever em um concurso público.

O que é o órgão expedidor?

O órgão expedidor, também conhecido como emissor, é a instituição responsável por emitir diversos documentos para os cidadãos brasileiros. Entre esses documentos estão a carteira de identidade, passaporte, CNH, CPF, carteira de trabalho, entre outros. Em muitos estados, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) é a responsável pela emissão desses documentos. No entanto, em alguns casos, outras instituições também podem ser responsáveis, como o DETRAN, que emite a CNH e o CRLV.

Mas qual é o órgão expedidor do RG?

O órgão expedidor do RG pode variar de estado para estado. Embora a maioria dos RGs seja emitida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado, também existem outros órgãos emissores. Abaixo estão os principais órgãos expedidores do RG:

Principais órgãos expedidores

  • SSP/UF: Secretaria de Segurança Pública da respectiva Unidade da Federação (UF);
  • Cartório Civil: emite certidão de nascimento, casamento, óbito;
  • Polícia Federal: órgão responsável pela emissão de passaporte e outros serviços.

Conhecer essas instituições também pode ser útil quando você precisar solicitar uma segunda via do RG.

Quando se usa essa informação?

Você pode precisar informar o órgão expedidor do RG sempre que for se inscrever em uma prova, preencher um cadastro ou fazer matrícula. Essa informação é solicitada na maioria dos casos em que sua carteira de identidade é requerida. Com o tempo, você acabará memorizando o nome da instituição que emitiu seu RG, mas, caso não se lembre, já sabe onde encontrá-lo.

CONTINUE LENDO: Meu INSS: Saiba o que é a plataforma e os serviços disponíveis