Principais temas abordados no Concurso ESA!


A redação é uma etapa crucial no processo seletivo do concurso da Escola de Sargento das Armas (ESA). Os candidatos devem escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema específico, que pode abordar questões relacionadas à carreira militar, atualidades ou temas de relevância geral. A avaliação leva em consideração a clareza na exposição das ideias, a coerência argumentativa, a coesão textual, a correção gramatical e ortográfica, bem como a capacidade do candidato de expressar seus argumentos de forma lógica e convincente. A extensão e o tempo disponível para a prova podem variar em cada edição do concurso.

Existem temas que são frequentemente abordados na prova objetiva do Concurso ESA e, por isso, merecem uma atenção especial durante os estudos. O professor André Arruda, especialista em Carreiras Militares do AlfaCon, compilou uma lista com os temas mais recorrentes separados por disciplina. Confira a seguir e inclua-os em sua preparação!

Matemática:

– Geometria Analítica
– Funções
– Matriz Energética Brasileira
– Equações Logarítmicas e Exponenciais
– Números Complexos
– Conjuntos
– Polinômios
– Progressões
– Sistemas Lineares (matrizes)

Geografia:

– Vegetação Brasileira
– Revoltas Coloniais
– Revoltas Imperiais
– Hidrografia
– Navegações
– Urbanização
– Mercosul
– Brasil na Segunda Guerra Mundial
– Climatologia
– Relevo
– Economia

História:

– Revoltas Coloniais
– Revoltas Imperiais
– Processo e formação de palavras
– Constituições Brasileiras
– Brasil Imperial
– Literatura
– Brasil República

Português:

– Sintaxe
– Processo e formação de palavras
– Verbos
– Morfologia

Inglês:

No Concurso ESA 2020, a disciplina de Inglês foi incluída pela primeira vez e a prova contou com apenas 4 questões. A partir de 2021, o número de questões aumentou para 10. Os temas mais recorrentes incluem interpretação de texto, verbo “to be”, comparativos e presente simples.

É importante ressaltar que esses são os temas mais cobrados nos últimos concursos da ESA, porém, há outros assuntos dentro dessas disciplinas que também fazem parte do conteúdo programático e devem ser estudados para a prova.

As provas do Concurso ESA são divididas em duas etapas: objetiva e discursiva. A prova objetiva é composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo a distribuição de questões específica para cada área (Geral, Músico ou Saúde). Além disso, há provas específicas para áreas técnicas, como Enfermagem e Teoria Musical. O processo seletivo também conta com etapas de Habilitação Musical, Inspeção de Saúde e Aptidão Física.

Para se sair bem na prova de redação da ESA, aqui estão três dicas importantes:

Dica #1: Leia e compreenda a proposta – Antes de começar a escrever, leia atentamente o tema da redação e as instruções. Certifique-se de entender claramente o que está sendo solicitado, identificando as palavras-chave e o tipo de texto exigido.

Dica #2: Organize suas ideias e estruture seu texto – Planeje sua redação antes de começar a escrever. Faça um rascunho ou um mapa mental para organizar suas ideias. Tenha uma introdução clara, desenvolva argumentos sólidos no corpo do texto e conclua com uma síntese dos pontos principais. Use parágrafos bem estruturados e conectivos para garantir a fluidez do texto.

Dica #3: Revisão e correção – Reserve um tempo para revisar e corrigir sua redação. Verifique a gramática, a ortografia e a pontuação. Certifique-se de que suas ideias estão bem articuladas e revise o texto em voz alta para verificar a clareza e a fluidez. Se possível, peça a alguém para revisar sua redação, pois uma segunda opinião pode identificar erros ou áreas de melhoria.

Lembre-se de praticar regularmente a escrita para melhorar suas habilidades ao longo do tempo. Agora que você está por dentro dos principais temas do Concurso ESA, aproveite para começar seus estudos e conte com o AlfaCon em todas as etapas dessa jornada!

Deixe seu comentário