Possível fim do Saque Aniversário do FGTS; veja o procedimento de saque

Ministro do Trabalho e Emprego deseja encerrar o Saque Aniversário do FGTS
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), anunciou que planeja acabar com a modalidade de saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O saque aniversário do FGTS permite que os trabalhadores retirem parte do saldo de suas contas do Fundo de Garantia uma vez por ano, no mês de seu aniversário.
Preocupação com o trabalhador
De acordo com Marinho, a principal função do FGTS é proteger o trabalhador em situações de perda de emprego, além de contribuir para o financiamento da política habitacional do Brasil. Na perspectiva do ministro, a retirada do dinheiro fora das condições habituais de saque prejudica o trabalhador, que fica sem uma reserva financeira em casos de necessidade, como a perda de emprego, doenças ou a compra de uma casa própria.
A possível alteração no saque aniversário do FGTS está em estudo pelo governo federal e deverá ser implementada no segundo semestre. Será necessário um projeto de lei para que a medida seja aprovada.
Por enquanto, os trabalhadores ainda podem aproveitar o saque aniversário do FGTS. O valor a ser recebido depende do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia. O resgate só pode ser feito uma vez por ano, no mês de nascimento do indivíduo.
Contudo, é importante ressaltar que ao aderir ao saque aniversário, o trabalhador perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão.
Como solicitar o Saque Aniversário do FGTS
- Acesse o aplicativo FGTS e faça login;
- Escolha a opção “Meus saques” e depois “Saque-aniversário”;
- Clique novamente na mesma opção;
- Concorde com os termos de troca de modalidade;
- Cadastre uma conta para receber o benefício.
Para mais informações sobre benefícios sociais, participe dos nossos grupos no Facebook e Telegram.
Deixe seu comentário