Ministro do Trabalho e Emprego deseja encerrar o Saque Aniversário do FGTS

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), anunciou que planeja acabar com a modalidade de saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O saque aniversário do FGTS permite que os trabalhadores retirem parte do saldo de suas contas do Fundo de Garantia uma vez por ano, no mês de seu aniversário.

Preocupação com o trabalhador

De acordo com Marinho, a principal função do FGTS é proteger o trabalhador em situações de perda de emprego, além de contribuir para o financiamento da política habitacional do Brasil. Na perspectiva do ministro, a retirada do dinheiro fora das condições habituais de saque prejudica o trabalhador, que fica sem uma reserva financeira em casos de necessidade, como a perda de emprego, doenças ou a compra de uma casa própria.

A possível alteração no saque aniversário do FGTS está em estudo pelo governo federal e deverá ser implementada no segundo semestre. Será necessário um projeto de lei para que a medida seja aprovada.

Por enquanto, os trabalhadores ainda podem aproveitar o saque aniversário do FGTS. O valor a ser recebido depende do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia. O resgate só pode ser feito uma vez por ano, no mês de nascimento do indivíduo.

Contudo, é importante ressaltar que ao aderir ao saque aniversário, o trabalhador perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão.

Como solicitar o Saque Aniversário do FGTS

  1. Acesse o aplicativo FGTS e faça login;
  2. Escolha a opção “Meus saques” e depois “Saque-aniversário”;
  3. Clique novamente na mesma opção;
  4. Concorde com os termos de troca de modalidade;
  5. Cadastre uma conta para receber o benefício.

Para mais informações sobre benefícios sociais, participe dos nossos grupos no Facebook e Telegram.