Segundo dia de provas do Pism 2024 é concluído com sucesso pela UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) finalizou o segundo dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 neste domingo, 10 de dezembro. Um número recorde de mais de 43.700 candidatos participou em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Alta participação e baixa taxa de ausência no primeiro dia

No primeiro dia de provas, apenas 13,16% dos inscritos faltaram, com números específicos de ausências em cada cidade participante. Não houve tolerância para atrasos ou segunda chamada, e os gabaritos das provas foram disponibilizados no sábado, 9 de dezembro, após a conclusão das provas dos candidatos sabatistas, no site da Copese.

Módulos e disciplinas abordadas nos dois dias de provas

No primeiro dia, os candidatos dos Módulos I e II enfrentaram questões objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já para o Módulo III, as questões objetivas incluíram Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, com questões discursivas específicas para cada área de curso escolhida.

No segundo dia de provas, os candidatos dos Módulos I e II responderam a questões de Literaturas, Biologia, Física e História, enquanto os do Módulo III enfrentaram questões de Física, Química, Geografia e História, com questões discursivas variando conforme a área do curso.

Reitor destaca importância do Pism

O reitor da UFJF, Marcus David, enfatizou a importância do Pism como um momento crucial para os jovens que desejam ingressar em uma universidade pública, agradecendo também aos mais de 4 mil colaboradores envolvidos na organização do evento.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, aconselhou os candidatos a chegarem com antecedência aos locais de prova e a estarem atentos às regras, especialmente quanto ao uso de celulares e outros dispositivos proibidos.

Prazos e resultados

Os pedidos de recurso relacionados às questões e gabaritos podem ser feitos na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, exclusivamente online. Os resultados dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até 19 de fevereiro de 2024 no site da Copese. As notas das provas e os resultados finais serão divulgados em datas específicas para cada módulo, com todas as informações disponíveis no site da Copese.

Imagem relacionada ao Pism 2024