Petrobras anuncia concurso público para cargos de nível técnico

A Petrobras divulgou nesta terça-feira (26) a abertura de um concurso público para preenchimento de 916 vagas em cargos de nível técnico, com salário inicial mínimo de R$ 5.878,82. Além disso, serão disponibilizadas 5.496 vagas para cadastro de reserva.

Inscrições e Provas

As inscrições estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (28) e seguirão até 31 de janeiro de 2024, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 62,79. A prova está agendada para o dia 24 de março de 2024.

Áreas de atuação

O concurso irá selecionar profissionais de nível técnico em áreas como enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, logística de transportes, manutenção, operação, projetos, construção e montagem, química de petróleo, segurança do trabalho e suprimento de bens e serviços.

Confira todas as informações sobre postos de trabalho, requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional no edital.

Reserva de vagas

Pela primeira vez, a empresa reservou 20% das vagas para pessoas com deficiência, superando o limite mínimo de 5% determinado por lei. A reserva também contempla 20% dos postos para candidatos negros, conforme a legislação.

Segundo o presidente da estatal, Jean Paul Prates, a reserva para pessoas com deficiência demonstra o comprometimento da empresa com a inclusão e a diversidade. Ele destacou que um corpo técnico diverso é fundamental para impulsionar a inovação e se preparar para o futuro de baixo carbono e transição energética.

Benefícios específicos

Os candidatos selecionados terão direito a benefícios específicos para pessoas com deficiência, como a possibilidade de teletrabalho em regime administrativo por cinco dias na semana e reembolso de auxílio cuidador para os que dependam de cuidados profissionais.

Outras ações de inclusão

Além da reserva de vagas, a Petrobras implementou ações para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, como o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência para 36 meses, em vez dos 12 meses anteriores. Também serão feitas adaptações razoáveis e fornecimento de tecnologias assistivas de acordo com a necessidade do candidato no dia das provas.

A companhia também tem como meta ter 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030.

Confira todas as informações sobre o concurso no site da Petrobras.