Confira como funcionam os tributos federais PIS e Cofins em 2024

Como forma de financiar a Seguridade Social, como o pagamento de aposentadorias, pensões, auxílios e outros benefícios, o PIS e o Cofins são tributos federais cobrados de empresas e indivíduos. Mesmo sendo cobrados há algum tempo, as alíquotas e os valores podem variar ao longo do tempo. Se você está se perguntando qual será a alíquota e o valor dos tributos no ano de 2024, você encontrou o lugar certo. Neste artigo vamos explicar como funcionam esses tributos, quais são as alíquotas atuais e como elas podem mudar.

## O que você vai ler neste artigo:

### 1. Afinal, o que são PIS e Cofins?
### 2. Qual a diferença entre o PIS e o Cofins?
### 3. Como calcular PIS e Cofins?
### 4. O que são alíquotas?
### 5. Para que servem esses impostos?
### 6. Prazo para recolhimento do PIS e Cofins
### 7. Quais são as modalidades de contribuição do PIS e da Cofins?

![](https://meutudo.com.br/wp-content/uploads/2024-caption-01-1.jpg)

### Afinal, o que são PIS e Cofins?

O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) são impostos federais que têm o objetivo de financiar programas sociais do governo. Abono salarial e PIS são a mesma coisa? Eles são arrecadados em diversas atividades econômicas, geralmente ligadas à produção, distribuição e comercialização de bens e serviços.

### Qual a diferença entre o PIS e o Cofins?

O PIS é destinado a financiar programas de Seguridade Social, tais como a Previdência Social, enquanto o Cofins tem como objetivo o financiamento de programas relacionados à Saúde, Educação e Desenvolvimento Regional, entre outros.

**PIS:**
– O Programa de Integração Social (PIS) tem como objetivo principal a melhoria da distribuição de renda entre os trabalhadores que recebem salários mais baixos.
– A contribuição é destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável por custear programas como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial.

**Cofins:**
– O Cofins é um imposto cujo valor é destinado às atividades-fim das áreas da saúde, Previdência Social e Assistência Social.
– É cobrado das empresas, sendo calculado sobre o faturamento bruto, e pago mensalmente ao Governo Federal.

### Como calcular PIS e Cofins?

Para calcular o PIS e Cofins é preciso compreender que é levada em conta a incidência cumulativa e a não cumulativa. Ambos os impostos exigem alíquotas específicas e também há a consideração de despesas tributárias.

Para continuar lendo o artigo, [clique aqui](https://meutudo.com.br/futuro/texto-unico-como-funciona-o-pis-e-cofins-em-2024/amp/)