Pagamento do 13º salário ou abono natalino para quem recebe o Bolsa Família: Entenda onde e como o valor extra está sendo pago

Para quem é trabalhador com carteira assinada, o pagamento do 13º salário sempre acontece no final do ano, com a última parcela caindo até o dia 20 de dezembro. No entanto, para quem recebe o Bolsa Família, este acréscimo aconteceu de forma inédita em 2019. Porém, o governo federal enfatizou várias vezes que não faria esse pagamento.

Isso leva a algumas confusões sobre 13º salário ou abono natalino. De forma simples, não há pagamento de 13º salário pelo Bolsa Família, pois este não é uma remuneração, mas sim um auxílio social, como destacou o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias. Em 2019, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, foi liberado um bônus no pagamento de dezembro, mas que também não pode ser equiparado ao 13º salário.

Entretanto, o abono natalino está sendo pago em alguns estados. Por exemplo, o governo da Paraíba aprovou o abono natalino para 693 mil famílias que recebem o auxílio social, recebendo R$ 64,00 para cada família, no período de 11 a 22 de dezembro. Em Pernambuco, as famílias inscritas no programa recebem R$ 150, conhecido como 13º salário do Bolsa Família, no pagamento de dezembro e junho.

Portanto, apesar de não haver um 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família, o abono natalino está sendo pago em alguns estados, trazendo um alívio financeiro para muitas famílias. Para mais informações, acesse aqui.