Tudo o que você precisa saber sobre PIS e Pasep no Brasil

No Brasil, os direitos trabalhistas são fundamentais para a proteção dos trabalhadores. E entender o que é PIS e qual a sua diferença em relação ao Pasep é essencial para garantir o acesso aos benefícios sociais. Continue a leitura para entender melhor o que são esses programas, a sua importância e como beneficiam milhares de trabalhadores brasileiros.

## O que é e o que significa PIS?

O PIS, ou Programa de Integração Social, é um número de identificação com 11 dígitos na Carteira de Trabalho. Ele representa um tributo pago pelo empregador para o benefício de alguns direitos trabalhistas, como o abono salarial e o seguro desemprego.

## O que é PIS/PASEP? Qual a diferença entre eles?

O PIS é destinado aos funcionários do setor privado, enquanto o PASEP é para servidores públicos. O PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil.

## NIS é o mesmo que PIS?

Apesar de terem a mesma numeração para simplificar, NIS e PIS tem atribuições diferentes. O NIS é um número de identificação Social com fins para recebimento de programas sociais, enquanto o PIS é o número de identificação do trabalhador do setor privado.

## NIT é o mesmo que PIS?

O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador e é designado pela Previdência Social para trabalhadores autônomos, com intuito de contribuição para o INSS. Diferente do PIS, que se destina a quem já exerceu atividade CLT.

## O que é PIS/Cofins?

Tanto o PIS e Cofins quanto o PASEP, são contribuições sociais no campo das competência da União, que têm como finalidade o financiamento da seguridade social.

## O que é cartão do PIS?

O Cartão Cidadão é um cartão disponibilizado a todo cidadão que possui número de PIS, que permite realizar consultas e saques de benefícios trabalhistas.

## Para que serve o número PIS?

Essa numeração identifica o trabalhador para as empresas e é necessária na hora da admissão em um novo emprego.

## Como funciona o PIS/Pasep?

O abono salarial é proporcional aos meses trabalhados no ano base de recebimento, e é pago de acordo com um calendário anual estabelecido pelo governo.

## Como saber se tenho direito ao PIS?

É possível conferir a partir do aplicativo Caixa Trabalhador ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, bem como por ligação pelo telefone 0800 726 0207.

## Quem recebe PIS?

Recebe o abono salarial quem trabalhou formalmente por um período mínimo de 30 dias no ano base, com uma média salarial mensal não excedendo dois salários mínimos.

## Como é o PIS para MEI?

O Microempreendedor Individual não tem direito ao PIS, mas se também trabalhar de carteira assinada, não perde o direito aos seus benefícios da CLT.

## Como consultar o número do PIS?

A consulta do número do PIS pode ser realizada pela internet, com seu CPF por meio do portal Meu INSS.

## Como consultar o saldo do PIS?

O PIS, diferente do FGTS, não é um fundo com saldo cumulativo, mas a consulta pode ser realizada seguindo os passos indicados no site ou aplicativo Meu INSS.

[Confira mais dicas sobre PIS e Pasep neste vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=S8tPmAdn_Vk)