INSS: como fazer o requerimento e consultar o status online

O requerimento do INSS é um processo importante para quem busca obter benefícios da Previdência Social de forma ágil e eficiente. Neste artigo, vamos explicar o que é o requerimento do INSS, como fazer o procedimento online, e também como consultar o status do seu requerimento. Confira todas as informações necessárias para aproveitar os serviços oferecidos pelo INSS!

O que é o requerimento do INSS?

O requerimento do INSS é uma solicitação feita pelo segurado ou por quem está em processo de avaliação para obter benefícios da Previdência Social. Esse requerimento é uma forma de demandar os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social sem precisar ir pessoalmente a uma agência.

O principal objetivo do requerimento é agilizar o processo de avaliação dos benefícios, reduzindo o tempo de espera para a aprovação ou indeferimento. Alguns dos serviços que podem ser requisitados por meio do requerimento do INSS são: auxílio-doença, gratificação adicional por tempo de serviço, ajuda de custo, férias, cancelamento de cotas de salário-família e revalidação de despacho concessório de licenças especiais.

Como fazer o requerimento do INSS?

Até o momento, existem duas maneiras de fazer o requerimento do INSS: através do aplicativo Meu INSS ou presencialmente nos postos de atendimento. A opção online é mais rápida, segura e prática, por isso é recomendada pela maioria dos usuários.

Para fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, é necessário fazer um cadastro e criar um login. Esse login também servirá para acessar outros serviços online do Governo Federal. Após fazer o login, selecione a opção “novo pedido” e siga as instruções para realizar o procedimento.

Já para fazer o requerimento presencialmente, é preciso agendar um atendimento no posto do INSS mais próximo. O agendamento pode ser feito por telefone, no número 135, ou pela plataforma Meu INSS.

E como consultar o status do requerimento?

A consulta do status do requerimento do INSS pode ser feita de forma online, através do portal ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer o login novamente e selecionar a opção “consultar pedidos”. Também é possível fazer a consulta pelo telefone, no número 135.

Principais tipos de requerimentos solicitados no INSS

Além do requerimento geral, existem outros tipos de requerimentos solicitados com frequência junto ao INSS. Alguns deles são:

– Pedidos de aposentadoria: esse é um dos serviços mais procurados e pode ser solicitado tanto presencialmente quanto pela internet, através da plataforma Meu INSS.

– Revisão dos benefícios previdenciários: muitas pessoas solicitam a revisão de seus benefícios quando acreditam ter havido algum erro por parte do INSS na contagem de contribuições. É importante ressaltar que é necessário avaliar se vale a pena pedir a revisão, pois em alguns casos o valor do benefício pode diminuir.

– Alterações cadastrais: é possível atualizar dados cadastrais como nome e data de nascimento de forma online.

– Liberação do benefício novo para empréstimos: após a concessão do benefício, é necessário aguardar um prazo para solicitar empréstimos consignados.

– Cadastro de procurações: a solicitação de uma procuração é útil quando o beneficiário não pode comparecer pessoalmente às agências do INSS. É importante ter alguém de confiança para realizar os protocolos em seu nome.

Agora você já sabe como fazer o requerimento e consultar o status dos seus pedidos no INSS. Aproveite os serviços disponíveis e garanta seus benefícios de forma rápida e prática. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal para receber informações atualizadas sobre o INSS diretamente no seu e-mail!