Pagamento da parcela do BPC em andamento

A parcela do BPC, com mês-base de novembro, já está sendo paga desde o dia 24/11. A liberação do pagamento de sete saques ainda está em andamento. O valor é de um salário-mínimo, R$ 1.320.

continua depois da publicidade

Segundo o Ministério da Cidadania, é possível consultar o benefício pelo portal Meu INSS ou aplicativo correspondente. O app está disponível para sistemas Android e iOS gratuitamente.

Confira, em nossa matéria, o calendário completo do BPC para novembro, bem como as regras associadas ao programa. Não se esqueça de acompanhar outros conteúdos que já publicamos aqui, incluindo pautas de economia, ciência e educação.

13º salário para BPC será pago neste ano?

No final do ano, surgem dúvidas sobre o pagamento do 13º salário. Geralmente, a gratificação natalina é paga para trabalhadores formais da iniciativa privada, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

continua depois da publicidade

Os segurados do INSS já receberam a gratificação no início do ano, então não haverá um pagamento adicional em novembro ou dezembro de 2023.

No caso dos inscritos no BPC, não há previsão de 13º salário, de acordo com as regras do programa. A natureza do auxílio é estritamente assistencial e não remuneratória.

Por outro lado, os elegíveis ao BPC não precisam contribuir para o INSS, pois o programa não é uma modalidade de aposentadoria. Basta cumprir os requisitos básicos e fazer o requerimento pelo portal Meu INSS.

continua depois da publicidade

Para receber as parcelas mensais de um salário-mínimo, as pessoas com deficiência de qualquer idade ou idosos com 65 anos ou mais devem ter renda per capita de até 1/4 do piso nacional.

Calendário BPC novembro: datas atualizadas

O calendário BPC para novembro segue a mesma lógica dos pagamentos do INSS, escalonado de acordo com o algarismo que aparece antes do traço no NB (Número de Benefício).

continua depois da publicidade

  • Para NB com penúltimo dígito 1: 24 de novembro de 2023 (pago);
  • Para NB com penúltimo dígito 2: 27 de novembro de 2023 (pago);
  • Para NB com penúltimo dígito 3: 28 de novembro de 2023 (pago);
  • Para NB com penúltimo dígito 4: 29 de novembro de 2023 (a ser pago nesta quarta-feira);
  • Para NB com penúltimo dígito 5: 30 de novembro de 2023;
  • Para NB com penúltimo dígito 6: 1º de dezembro de 2023;
  • Para NB com penúltimo dígito 7: 4 de dezembro de 2023;
  • Para NB com penúltimo dígito 8: 5 de dezembro de 2023;
  • Para NB com penúltimo dígito 9: 6 de dezembro de 2023;
  • Para NB com penúltimo dígito 0: 7 de dezembro de 2023.

Compartilhe essa notícia