Novo Cartão Bolsa Família: Como Funciona, Quem Deve Receber e Como Desbloquear

O Bolsa Família é um programa social voltado para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no Brasil, beneficiando mais de 21 milhões de famílias em todo o país. Em 2023, o programa passou por reformulação e lançou um novo cartão, que permite compras e transferências pelo WhatsApp. Neste guia, mostraremos tudo sobre o novo cartão Bolsa Família. Saiba para que ele serve, quem deve receber, como solicitar, desbloquear e muito mais. Continue a leitura!

Para que serve o Cartão do Bolsa Família?

O cartão do Bolsa Família é o instrumento que permite aos beneficiários do programa sacar o valor mensal recebido do Governo Federal. Emitido pela Caixa Econômica, o cartão possui um Número de Identificação Social (NIS) correspondente ao responsável familiar inscrito no Cadastro Único. Além disso, pode ser usado para consultar saldo, extrato do Bolsa Família e fazer compras em estabelecimentos credenciados.

Lançado em abril de 2023, o novo cartão Bolsa Família possui função de débito, chip, senha e permite uso em qualquer máquina de cartão sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa. Além disso, permite compras e transferências pelo WhatsApp usando o aplicativo Caixa Tem e conta com um limite de crédito pré-aprovado.

Quem deve receber o novo Cartão Bolsa Família?

O novo cartão do Bolsa Família é enviado para todas as famílias beneficiárias do programa com cadastro atualizado no Cadastro Único. O envio é feito pelos Correios para o endereço informado no CadÚnico. Para receber o novo cartão, é importante manter os dados atualizados no CadÚnico e cumprir as condicionalidades do programa.

Como desbloquear o cartão do Bolsa Família?

O cartão Bolsa Família pode ser desbloqueado por solicitação de segunda via por telefone, presencialmente em uma agência da Caixa ou consultando o CEP cadastrado para verificar sua atualização. A segunda via pode ser solicitada pelo 0800 726 0207 ou em um ponto de atendimento da Caixa mediante apresentação dos documentos necessários.

Se preferir, também é possível solicitar a segunda via do cartão Bolsa Família presencialmente, em uma agência da Caixa ou em um correspondente bancário. Nesse caso, você deve levar um documento de identificação com foto e o número do NIS. Além disso, deve informar o motivo da solicitação do novo cartão e confirmar o endereço de entrega, optando por receber o cartão pelos Correios ou retirá-lo na agência. Saiba mais sobre o cartão Bolsa Família e outros assuntos de seu interesse, inscrevendo-se aqui e recebendo nossos destaques semanais por e-mail.

Como rastrear o cartão Bolsa Família pelo CPF?

Caso tenha solicitado um novo cartão do Bolsa Família e queira saber onde ele está, é possível rastreá-lo com o número de CPF do beneficiário responsável pela família. Para isso, acesse o site dos Correios, na seção de rastreamento de objetos, e digite o CPF para verificar a situação da entrega do cartão.

Onde pegar o cartão Bolsa Família?

Caso o cartão Bolsa Família não chegue em seu endereço, verifique a disponibilidade de retirada no CRAS ou agência da Caixa mais próxima. Em alguns casos, o cartão pode ficar retido na agência por algum motivo, como endereço incompleto, mudança de residência ou extravio. Nesse caso, apresente um documento de identificação com foto e o número do NIS para retirar o cartão.

Como desbloquear o cartão do Bolsa Família?

O desbloqueio do cartão Bolsa Família pode ser feito por solicitação de segunda via, por telefone ou presencialmente em uma agência da Caixa. O motivo do bloqueio determinará os procedimentos necessários para regularizar a situação.

Encontrar o CEP do cadastro do Bolsa Família para desbloquear o cartão

O Código de Endereçamento Postal (CEP) do cadastro do Bolsa Família para receber o novo cartão pode ser verificado nas informações da Receita Federal. Acesse o site e-CAC Receita Federal para conferir os dados cadastrados.

Com essas informações, você poderá entender o processo de desbloqueio do novo cartão Bolsa Família e lidar com diferentes situações relativas ao programa. Se precisar de mais informações, acesse nosso conteúdo ou entre em contato conosco.