Vagas autorizadas para um novo concurso Polícia Penal BA (PP BA) com 287 vagas e 800 vagas para formação de cadastro de reserva. O secretário da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Maia Gonçalves, anunciou que o certame terá esse número de vagas e que aguarda a publicação do edital.

Como foi o último concurso Polícia Penal BA?

O último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia ocorreu em 2014, oferecendo 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, com exigência de ensino médio. A remuneração inicial para o cargo de Agente Penitenciário era R$ 1.775,69 com carga horária de 30 horas semanais.

A prova foi dividida em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova objetiva com 65 questões de múltipla escolha e a segunda por uma prova discursiva. Além disso, foram cobrados conhecimentos de língua portuguesa, informática, ética no serviço público, raciocínio lógico, atualidades, noções de igualdade racial e de gênero, direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal e tópicos de direitos humanos.

Em relação à prova discursiva, os candidatos tiveram que escolher um entre três temas apresentados e desenvolver um texto que contemplasse os critérios de conteúdo, organização do texto, fluência e correção gramatical e ortográfica.

No último concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o responsável pela organização da seleção. Estejam por dentro do conteúdo das provas nos links abaixo:

– Conteúdo programático

Analisando os tópicos do certame anterior, a preparação pode começar com base no último edital já divulgado. É importante ficar atento às novidades sobre o próximo concurso Polícia Penal BA.