Novo calendário de pagamento do abono PIS/Pasep é aguardado

Os trabalhadores e servidores públicos estão na expectativa do próximo lote de pagamento do abono PIS/Pasep, que terá como referência o ano-base de 2022. O último lote, referente ao ano-base de 2021, foi pago no primeiro semestre deste ano. Com o calendário atrasado devido à pandemia e realocação de recursos, a possibilidade de o novo lote ser pago ainda em dezembro deste ano está sendo explorada, com base nas informações disponibilizadas pelo governo até o momento.

Lembrando que o valor do benefício é de no máximo um salário-mínimo e varia de acordo com os meses trabalhados no ano de referência. Para ter direito ao próximo lote, é necessário ter recebido ganhos mensais de até dois salários-mínimos em 2022, que é o ano-base dos pagamentos. O calendário é escalonado de duas formas diferentes: para trabalhadores regidos pela CLT, é organizado conforme o mês de aniversário, enquanto para servidores públicos, ocorre com base no dígito final da inscrição do Pasep.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir mais conteúdos que publicamos por aqui, incluindo informações sobre economia, programas sociais do governo, e pautas voltadas aos concurseiros, como dicas de estudo e notícias de concursos públicos abertos no país.

Novo abono PIS/Pasep: regras e quem terá direito

Para ter direito ao novo abono PIS/Pasep, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ser trabalhador da iniciativa privada ou servidor público com remuneração de até dois salários-mínimos no ano-base de 2022;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias completos em 2022;
  • Ter inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

O valor do benefício ainda não foi oficializado, mas variará conforme os meses trabalhados em 2022.

Rodada será paga em dezembro de 2023?

Após os pagamentos do abono PIS/Pasep de ano-base 2021 realizados em 2023, não há previsão de mais depósitos neste ano. Portanto, o próximo lote será efetuado em 2024. O governo costuma liberar as datas oficiais em janeiro, mas tudo dependerá dos critérios adotados. Mais informações oficiais devem ser liberadas em breve. Portanto, é necessário aguardar para saber mais detalhes.

Compartilhe essa notícia