BPC: Novo lote, mês-base de dezembro e calendário de pagamentos

Para quem está aguardando pelo novo lote do BPC (Benefício de Prestação Continuada), saiba que já é possível conferir qual será o valor depositado no mês-base de dezembro e a data oficial do respectivo pagamento. A rodada será depositada a partir do dia 21/12.

As regras continuam as mesmas. Para se tornar inscrito no programa, é necessário ser idoso com 65 anos ou mais. O benefício assistencial também é concedido para pessoas com deficiência de qualque faixa etária. Em ambos os caso, consta o mesmo critério de renda.

Ou seja, os dois grupos de elegíveis devem ter ganhos mensais de até 1/4 do salário-mínimo vigente per capita. O pedido e consulta do resultado do requerimento podem ser feitos diretamente pelo portal Meu INSS ou aplicativo correspondente, sistemas Android e iOS.

Acompanhe a matéria completa para conferir todas as informações relacionadas ao BPC de dezembro. Aproveite a visita e explore outros conteúdos que já publicamos por aqui, como dicas de estudo, métodos de aprendizagem, notícias de concursos abertos, ciência e muito mais.

Qual será o valor da parcela de dezembro do BPC?

O aumento no valor das parcelas está previsto para o mês-base de janeiro de 2024. Sendo assim, nada mudou em relação aos pagamentos de dezembro deste ano. Os beneficiários do BPC devem receber o valor equivalente ao salário-mínimo atual, ou seja, R$ 1.320,00.

Somente haverá reajuste a partir do novo calendário de repasses, tendo em vista que o governo federal ainda não oficializou qual será a correção no valor do salário-mínimo de 2024. Lembrando que o BPC não é considerado como uma modalidade de aposentadoria.

Portanto, os inscritos não precisam contribuir com o INSS para receber as parcelas, mas valores extras que são disponibilizados para aposentados e pensionistas, como o 13º salário, não são concedidos pelo fato de o auxílio ter caráter assistencial, e não remuneratório.

Calendário oficial do BPC de dezembro: pagamentos vão até janeiro de 2024

Mesmo com as celebrações do final de ano, o calendário de dezembro do BPC não foi antecipado e, portanto, não começará a ser implementado mais cedo, diferentemente do Bolsa Família. O lote será depositado entre os dias 21/12 e 8 de janeiro de 2024.

Por conseguinte, o valor continuará usando como referência o salário-mínimo de 2023. Confira todas as datas de pagamento do BPC dezembro para que você consiga se planejar:

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 21 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 22 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 2 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 3 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 4 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 5 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 8 de janeiro de 2024.

Compartilhe essa notícia