Imprimir CPF: como fazer de forma fácil e rápida

Desde 2011, o CPF deixou de ser emitido em formato de cartão. Agora, a Receita Federal disponibiliza apenas a versão impressa do documento. Muitas pessoas, no entanto, não sabem como imprimir o CPF. Por isso, preparamos um guia completo para te ajudar nesse processo de forma rápida, fácil e gratuita.

Imprimir CPF: online ou presencial?

Diferente do que muitos pensam, não é necessário ir a um posto de atendimento presencial para imprimir o seu CPF. Todo o processo pode ser feito pela internet, sem precisar sair de casa. Tudo o que você precisa é de um computador, celular com acesso à internet e uma impressora.

Como imprimir CPF?

Há duas formas diferentes para imprimir o CPF de maneira online. Veja abaixo:

Para quem não declara Imposto de Renda

Se você não apresenta declaração de Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal e seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse a página de consulta;
  2. Insira o número do CPF;
  3. Preencha o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe;
  4. Informe também o número do título de eleitor e clique em “Enviar”;
  5. Preencha o captcha (teste de “não sou robô) e confira o seu documento.
imagem de como imprimir o cpf - mobills
Página de consulta de CPF da Receita Federal

Para quem declara Imposto de Renda

Caso você declare Imposto de Renda, basta acessar o Portal eCAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Utilize o seu código de acesso e insira os dados solicitados nos campos indicados. Na página inicial, clique em “Cadastros” e depois em “Comprovante de inscrição no CPF” para emitir o documento.

imagem com dois cartões de CPF.
Consulte o seu CPF de maneira simples!

E agora que imprimi o CPF?

Após imprimir o seu comprovante de CPF, você já pode utilizá-lo quando necessário. Lembre-se de plastificar o documento para mantê-lo conservado e evitar danos acidentais. Devido à mudança no formato do CPF, que não é mais um cartão, a versão em papel é mais suscetível a rasgos e perdas.

Onde o CPF também é encontrado?

É importante ressaltar que não é sempre necessário andar com o CPF, uma vez que o número do cadastro pode ser encontrado em diversos outros documentos utilizados no dia a dia. Além do RG, mencionado anteriormente, é possível encontrar o número do CPF em documentos como:

  • Carteira de trabalho;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Passaporte;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência.

Portanto, lembre-se de sempre manter os documentos em segurança e evite compartilhar informações pessoais de maneira irresponsável.

Continue lendo: Como imprimir CPF: guia completo para emitir o documento