O Ministério da Cidadania tomou a medida excepcional de antecipar os pagamentos do Bolsa Família em 2023 devido à situação de emergência ou calamidade pública em algumas cidades. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofreram com prejuízos decorrentes de um ciclone extratropical em setembro e outubro, enquanto o Amazonas enfrentou uma medida semelhante devido à forte estiagem. Mas, e em relação a janeiro, haverá antecipação também? Continue lendo para entender esse assunto.

## O que deve mudar no Bolsa Família a partir de 2024?

Para qualquer mudança no programa do Bolsa Família, o governo federal precisa preparar um projeto e anunciar a decisão com antecedência. Até o momento, não houve nenhuma mudança significativa no valor pago mensalmente em 2023, que deve ser mantido em R$ 600,00 para as famílias beneficiadas. Além disso, os critérios de renda per capita de até R$ 218,00 e inscrição no Cadastro Único do Governo Federal permanecem os mesmos. No entanto, uma mudança importante foi anunciada recentemente – beneficiários com CPF irregular terão o Bolsa Família bloqueado a partir de janeiro.

## Haverá antecipação do calendário Bolsa Família de Janeiro?

Até o momento, o governo federal não confirmou se haverá antecipação do calendário de pagamentos do Bolsa Família em janeiro. Caso exista alguma medida excepcional, o anúncio deverá contemplar uma região em específico. Por enquanto, as datas provavelmente seguirão a lógica de escalonamento a partir do último dígito do NIS dos beneficiários. O calendário oficial de pagamentos de 2024 será anunciado nas próximas semanas pelo Ministério da Cidadania.

Não deixe de conferir outras notícias conosco, como dicas de estudo, pautas sobre ciência, economia, educação e notícias de concursos abertos no país.

Para mais informações, acesse: [Link](https://exemplosite.com)