Programa Farmácia Popular oferecerá gratuidade em medicamentos para beneficiários do Bolsa Família

EDUARDO MATYSIAK/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO remédios para osteoporose e anticoncepcionais serão distribuídos de graça Remédios para osteoporose e anticoncepcionais serão distribuídos de graça

O governo federal anunciou que os beneficiários do Bolsa Família terão gratuidade em 40 medicamentos oferecidos pelo programa Farmácia Popular. Com a iniciativa, 55 milhões de pessoas terão acesso à assistência farmacêutica, que atualmente atende a 20 milhões de beneficiados. Além disso, o governo informou o credenciamento de novas unidades do Farmácia Popular em mais 811 cidades, ampliando para 5.207 os municípios habilitados a oferecer o serviço público. O projeto também será introduzido em comunidades indígenas, inicialmente, em um projeto-piloto na comunidade Yanomami, em Roraima.

Benefícios da iniciativa

  • 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a 40 medicamentos
  • 811 novas cidades terão unidades do Farmácia Popular credenciadas, totalizando 5.207 municípios
  • Comunidades indígenas também serão contempladas pelo programa
  • Medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais antes oferecidos com desconto agora serão gratuitos

Entre os medicamentos que passam a ser ofertados gratuitamente estão os indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Até então, eles eram oferecidos pelo Farmácia Popular com 50% de desconto. Os demais medicamentos, que já eram gratuitos, são de tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Fonte: Ministério da Saúde