A garantia de aposentadoria é um benefício previdenciário oferecido pelo INSS. O processo de aprovação pode ser demorado, levando muitas pessoas a terem dúvidas sobre quanto tempo leva para obter o primeiro pagamento da aposentadoria. O INSS é o órgão responsável pelos pagamentos dos benefícios previdenciários, incluindo pensão por morte, auxílio-doença e aposentadoria. Assim, do requerimento do benefício até o primeiro pagamento há um prazo que varia de acordo com o tipo de benefício, como é o caso da aposentadoria.

De acordo com a Lei 9.784/1999, o prazo para análise e resultado final do benefício é de 30 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, totalizando 60 dias, nos casos em que o INSS tenha motivos plausíveis. Após a análise, o primeiro pagamento da aposentadoria tem um prazo de 45 dias corridos para acontecer, podendo sofrer uma prorrogação de até 45 dias caso haja um motivo plausível por parte do órgão, conforme o Decreto 3.048/1999.

Existem fatores que podem atrasar o processo de análise para a concessão da aposentadoria e, consequentemente, o recebimento do primeiro pagamento. Alguns desses fatores incluem entrega de documentos, atrasos na análise do processo, informações incompletas, falta de documentos importantes e recursos de cunho judicial.

Após o pedido de aposentadoria ficar em análise, é necessário aguardar todo o processo, que pode levar até 30 dias ou mais, dependendo da justificativa do INSS. O empréstimo consignado só é liberado para recém-aposentados após 90 dias da concessão do primeiro pagamento.

Em caso de dúvidas frequentes sobre o assunto, é possível ligar para o número 135, telefone do INSS, para obter informações sobre o prazo de análise, o primeiro pagamento da aposentadoria e a carta de concessão. Além disso, existem opções confiáveis para solicitar um empréstimo consignado antes da liberação oficial do INSS.