As glândulas são órgãos responsáveis pela produção de hormônios, que atuam em órgãos-alvo específicos. Esses hormônios são transportados através da corrente sanguínea. No ensino médio, as glândulas endócrinas mais estudadas são a hipófise, tireoide, paratireoides, adrenais, pâncreas, testículos e ovários.

Ao estudar o sistema endócrino, é importante compreender o local de produção e ação de cada hormônio. Isso pode parecer uma decoreba, mas é necessário para uma melhor fixação do conteúdo. Por isso, propomos várias questões envolvendo esses tópicos.

1) (Unifasb/2021) De acordo com os conhecimentos sobre Fisiologia Humana, é correto afirmar que o pâncreas secreta insulina, que promove a liberação de glicose pelo fígado, e o glucagon, que promove a quebra de glicogênio no fígado.

2) (CESMAC/2019-2) Na figura, podemos associar corretamente o hormônio Folículo-Estimulante à maturação dos folículos ovarianos, o glucagon à regulação da concentração de glicose no sangue, a tiroxina à manutenção dos processos metabólicos, a noradrenalina ao controle dos batimentos cardíacos e a tireotrofina à estimulação da secreção de hormônios pela tireoide.

3) (UFV) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV. O hormônio tiroxina, produzido pela tireoide, participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue; o glucagon e a insulina são produzidos pelo pâncreas e participam do controle dos níveis de glicose no sangue; e as gônadas (ovários e testículos) produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias.

4) (UFC) No caso do estresse gerado pelo momento do vestibular, a glândula suprarrenal é estimulada, resultando na produção de adrenalina.

5) (UERJ/2015) Com base nos gráficos, podemos identificar que o indivíduo A apresenta diabetes tipo II, e o hormônio glucagon está representado pela letra Y.

6) (UFT) O hormônio TSH, produzido pela adeno-hipófise, estimula a tireoide, modulando a secreção dos hormônios tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3). Esse controle recíproco é conhecido como retroalimentação.

7) (UnirG/2019) Após a absorção de glicose pelo intestino delgado, ocorre uma hiperglicemia, seguida do aumento da secreção de insulina, síntese de glicogênio hepático e diminuição da glicemia.

8) (FASM/2014-2) A glândula suprarrenal é responsável pela produção de cortisol, e o motivo da fragilização do sistema imune é o fato de o cortisol diminuir a produção de glóbulos brancos.

9) (Enem/2018) Em caso de hipoglicemia, o hormônio glucagon atua no catabolismo, estimulando a utilização do glicogênio.

10) (Unifeso/2018) As glândulas endócrinas produzem hormônios que são lançados na corrente sanguínea. O pâncreas produz o suco pancreático, que age na digestão de alimentos, e as glândulas da parede do estômago produzem gastrina, que estimula a produção de suco gástrico.

11) (UFF) Novas pesquisas condenam o uso de comprimidos de melatonina para tratar a insônia, enquanto médicos defendem medidas antiestresse e dieta sem cafeína como formas tradicionais de combater o problema. O hormônio melatonina é produzido pela glândula pineal.