01. Homem é atendido em hospital após ser picado por jararaca e recebe indicação médica para utilizar soro terapêutico contra as toxinas do veneno da serpente.
02. Viajantes devem tomar medidas preventivas ao visitar regiões de alta incidência de doenças como febre amarela, picadas de cobras peçonhentas e leptospirose, como vacinação, uso de soro antiofídico e antibióticos.
03. A imunização de populações é um processo amplamente utilizado para promoção da saúde, com a produção de vacinas e anticorpos.
04. Indivíduos picados por cobras venenosas devem ser tratados com soro antiofídico, que contém anticorpos específicos para as toxinas do veneno.
05. Vacinas contra doenças como a gripe A aumentam a imunidade das pessoas estimulando a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
06. Vacinas são métodos de imunização ativa que contêm antígenos para estimular a produção de anticorpos específicos, enquanto soros têm ação curativa semelhante.
07. O uso de vacinas estimula o sistema de defesa a produzir anticorpos e células de memória que reconhecem e combatem agentes infecciosos.
08. O aumento de casos de caxumba se deve à falta de vacinação contra o vírus causador da doença e à transmissão por contato direto com secreções de pessoas doentes.