Ter um dinheiro guardado enquanto se está trabalhando é essencial e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é um meio muito útil para os servidores públicos terem esse valor reservado. Mas afinal, como consultar o PASEP? Neste artigo, mostraremos as várias formas de como consultar o PASEP, onde fazer isso, como sacar e outras informações importantes.

Primeiro lote de março do abono salarial PIS/Pasep 2022 de até R$1.212 sai  amanhã | Contec Brasil

Onde consultar o PASEP

Ter o número do PASEP gravado na mente não é algo comum (como fazemos com o CPF), porém, há momentos em que necessitamos consultá-lo. Por isso, há algumas formas de você conseguir fazer isso.

Carteira de Trabalho (CTPS)

Você pode consultar seu PASEP na carteira de trabalho nas primeiras páginas do documento, logo abaixo do nome escrito “Carteira de Trabalho e Previdência Social”.

Carteira de Trabalho Digital

Desde a Portaria nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, a emissão da carteira de trabalho é digital. Ou seja, basta baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível na Play Store ou App Store e entrar utilizando sua conta gov.br. Ao entrar no aplicativo, selecione a opção “Contratos” e clique no símbolo de “+” do lado do seu último contrato. Além das informações do seu trabalho, você encontrará o seu número PIS/PASEP.

Abono salarial do PIS/Pasep será pago na segunda (15) • DOL

Banco do Brasil

Outra forma de consultar o PASEP é acessando o site do Banco do Brasil. Basta acessar a página de PASEP no site do BB e encontrar a opção “Consulte/Receba seu PASEP”. Preencha com seus dados para consultar o benefício.

CNIS

Caso você ainda não saiba seu número de inscrição do PASEP, é possível conferir pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Acesse o site do CNIS, vá em “Cidadão”, em seguida na aba superior “Inscrição” e logo vá em “filiado”. Preencha os dados solicitados e copie o Número de Identificação – NIT, pois ele é o mesmo do PASEP.

Como sacar o PASEP

Desde a Medida Provisória 946/20 de 7 de abril de 2020, as cotas de saque do PIS e PASEP estão sendo sacadas pelo aplicativo do FGTS. Para sacar, basta baixar o aplicativo FGTS disponível na Play Store ou App Store, acessar com sua conta da Caixa, ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saques”. Procure por “PIS/PASEP – Modalidade destinada ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP”. Caso tenha saldo para sacar, basta seguir as instruções do app. É possível também fazer o saque com o Cartão Social nas lotéricas ou nos autoatendimentos da Caixa.

Como consultar e sacar o PASEP de um falecido

Se você quer consultar o PASEP de alguém falecido, entre no app do FGTS com sua conta, vá na opção “Meus saques”, selecione “Outras situações de saques” e procure por “Falecimento do trabalhador”. Em seguida, anexe os documentos solicitados e finalize a operação para que eles sejam analisados.

Saiba qual será o VALOR da última parcela do PIS/Pasep; pagamento acontece  nesta semana

Dúvidas frequentes

Como faço para consultar o PASEP?

Você pode consultar o seu PASEP acessando o aplicativo do FGTS. Após entrar no app, vá na opção “Mais” no canto direito da tela e selecione a opção “endereço e dados pessoais”. O número do PASEP aparecerá.

PIS e PASEP é a mesma coisa?

Sim e não. Ambos são programas de contribuição como benefício para o trabalhador, mas o PIS é voltado para trabalhadores de empresas privadas e é gerenciado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é voltado para servidores públicos e é gerenciado pelo Banco do Brasil.