Cadastro Único do Governo Federal: Famílias em Vulnerabilidade devem Atualizar Cadastro

O Cadastro Único do Governo Federal, também conhecido como CadÚnico, tem a função de identificar famílias em situação de vulnerabilidade no país e determinar a elegibilidade para programas sociais como Bolsa Família e BPC.

O Ministério da Cidadania anunciou, em setembro, o prazo e o calendário para a revisão cadastral dos beneficiários, com planos de bloqueio e cancelamento para aqueles que não atualizarem suas informações dentro do prazo estipulado pelo governo federal.

Dentre os chamados prioritários estão os que têm o CadÚnico desatualizado desde 2018 ou antes. Em outubro, houve bloqueio para quem não regularizou a situação, com cancelamento previsto para novembro. Outro grupo também foi convocado, com prazos definidos de maneira diferenciada. Detalhes podem ser encontrados aqui.

Quem precisa atualizar o CadÚnico até janeiro de 2024?

De acordo com o Ministério da Cidadania, famílias com CadÚnico desatualizado desde 2019, ou seja, há quatro anos, devem realizar a revisão cadastral até janeiro de 2024 para não terem seus benefícios bloqueados, independente do programa social que eram elegíveis. O cancelamento definitivo do cadastro e dos repasses mensais está previsto para fevereiro de 2024, caso a situação não seja regularizada.

Como revisar os dados para evitar o bloqueio?

As famílias que precisam atualizar o CadÚnico devem comparecer à unidade onde o cadastro foi originalmente feito, sendo possível que sejam solicitados documentos como comprovante de endereço, CPF, entre outros para comprovar as informações a serem atualizadas. Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) também oferecem orientação, além do telefone 121, que é gratuito em todo o país.

Prazo para exclusão dos cadastros

O Ministério da Cidadania divulgou o prazo para exclusão definitiva dos cadastros que não forem atualizados a tempo, a partir de junho de 2024. Portanto, é importante realizar a revisão cadastral o mais rápido possível para evitar bloqueios, cancelamentos ou exclusões de programas sociais.

Compartilhe essa notícia

![Conclusão da Publicidade](https://www.gradeup.co/assets/upsc_trivia_banner_be . . )

**Fonte:** [UOL](https://www.uol.com.br/)