No intuito de oferecer crédito, mesmo para pessoas com restrições, durante a pandemia, o governo federal, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, implementou uma nova forma de empréstimo que antecipa as parcelas do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O saque aniversário é um benefício ao qual todos os trabalhadores têm direito, permitindo o resgate de parte do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês do aniversário, desde que tenham aderido ao programa antecipadamente.

Vale ressaltar que a adesão ao saque aniversário implica na perda do direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão, permitindo apenas o acesso aos 40% da rescisão pagos pela empresa. A adesão é opcional e aqueles que não a efetuam permanecem automaticamente na modalidade de saque-rescisão.

Os trabalhadores que optaram pelo saque aniversário podem antecipar as parcelas anuais a que têm direito por meio do Empréstimo FGTS, disponível em diversos bancos e instituições financeiras.

Apesar da intenção do governo Lula, após assumir o cargo, de extinguir a modalidade de antecipação do saque aniversário do FGTS, alegando que ela prejudica os trabalhadores, que ficam sem respaldo financeiro em momentos de maior necessidade, como doença, desemprego ou aquisição da casa própria, a linha de crédito continua disponível e sendo oferecida pelos bancos.

Para contratar o Empréstimo Saque Aniversário do FGTS, aqueles que já aderiram a essa modalidade devem aprovar a opção de crédito no aplicativo da Caixa Econômica Federal, independentemente da instituição financeira pela qual desejam solicitar o empréstimo.

Para saber se têm direito ao saque aniversário, os trabalhadores devem acessar o aplicativo FGTS, onde podem informar uma conta bancária para receber o valor do saque aniversário. A quantia leva cinco dias para ser depositada e o trabalhador tem até dois meses após o mês de aniversário para efetuar o saque. A solicitação do saque aniversário é feita diretamente no aplicativo do FGTS.

No aplicativo do FGTS, o trabalhador tem a possibilidade de simular o valor máximo do empréstimo que pode ser contratado junto às instituições financeiras, tendo o saque aniversário como garantia.

Alguns bancos oferecem a opção de antecipação de até dez parcelas do saque aniversário do FGTS, com juros variáveis conforme as condições de pagamento e a instituição.

Opções de bancos que oferecem o Empréstimo FGTS:

  • Banco A – até 3 anos de antecipação do saque aniversário
  • Banco B – até 4 anos de antecipação do saque aniversário
  • Banco C – até 5 anos de antecipação do saque aniversário
  • Banco D – até 6 anos de antecipação do saque aniversário
  • Banco E – até 7 anos de antecipação do saque aniversário
  • Banco F – até 10 anos de antecipação do saque aniversário