Primeiro lote do Bolsa Família em 2024 começa a ser pago em 18 de janeiro

O pagamento do primeiro lote do Bolsa Família em 2024 terá início em 18 de janeiro, sendo que a liberação segue um escalonamento baseado no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. A consulta do novo pagamento pode ser feita através do CPF.

Lembrando que as regras do programa permanecem inalteradas, com o critério de renda de até R$ 218,00 per capita. Além disso, a inscrição no CadÚnico também deve estar regularizada, com informações atualizadas. Caso o cadastro não seja revisado por mais de 24 meses, o Ministério da Cidadania poderá bloquear e cancelar o benefício.

Novo “pente-fino” do Bolsa Família entra em vigor em janeiro

O Ministério da Cidadania anunciou que haverá o bloqueio do Bolsa Família para beneficiários que possuem CPF em condição irregular junto à Receita Federal. Caso a situação não seja regularizada, a parcela de janeiro não será concedida aos inscritos.

A situação pode ser verificada no site da Receita Federal ou através do Disque Social do Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Todos os inscritos que não realizam a revisão cadastral no CadÚnico desde 2019 foram convocados e enfrentarão bloqueio em janeiro, a menos que regularizem a situação comparecendo à unidade de registro no CadÚnico.

Consulta da parcela do Bolsa Família de janeiro pelo CPF

Beneficiários podem consultar o valor que irão receber em janeiro informando o CPF no aplicativo oficial do Bolsa Família. Veja o passo a passo para acessar a consulta de parcelas:

  • Instale o aplicativo em seu celular, disponível para sistemas Android e iOS;
  • Acesse a plataforma e toque em “Consultar”;
  • Faça login com CPF e senha cadastrada no app Caixa Tem ou no app Bolsa Família;
  • Em caso de não possuir acesso, clique em “Cadastre-se”.

No aplicativo, é possível visualizar o status do benefício, valor das parcelas, saldo em conta e o calendário oficial de pagamentos.

Compartilhe essa notícia