O NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é uma sigla que identifica o trabalhador autônomo. É por meio desse número que os trabalhadores informais podem contribuir para o INSS e garantir benefícios trabalhistas. Com a pandemia global, muitos trabalhadores que tinham emprego formal perderam seus empregos e se tornaram autônomos. Mas afinal, quais são os direitos de quem paga INSS como autônomo? Neste artigo, vamos falar sobre a importância do NIT e como consultar esse número.

O que é o NIT?

O NIT, que significa Número de Identificação do Trabalhador, é um número gerado pela Previdência Social para os autônomos, contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos ou segurados especiais que desejam contribuir para o INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários. É essencial manter o cadastro atualizado com informações recentes para garantir que os benefícios sejam recebidos corretamente, como o FGTS.

Para que serve esse documento?

Esse registro, com 11 dígitos, permite que pessoas que não têm carteira assinada contribuam mensalmente para o INSS e aproveitem os benefícios sociais. Caso o trabalhador consiga um emprego formal, o empregador deve fazer o cadastro do trabalhador no PIS (Programa de Integração Social). Para aqueles que passam a trabalhar no serviço público, o cadastro será no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Os números NIT, NIS, PIS e PASEP serão os mesmos, variando apenas o objetivo de cada programa.

Onde encontrar o número do NIT?

O NIT pode ser solicitado na Previdência Social e, sempre que necessário, pode ser consultado em diferentes locais. A seguir, vamos mostrar onde encontrar esse número:

– NIT na carteira de identidade: Na versão atual da identidade, o número NIT/NIS/PIS/PASEP pode ser encontrado no verso do documento, onde está a digital.
– No cartão do Bolsa Família: O NIT também pode ser identificado facilmente no cartão do Bolsa Família, abaixo do nome do beneficiário.
– No Cartão Cidadão: O NIT também pode ser identificado no Cartão Cidadão, lembrando que são apenas os 11 primeiros dígitos.
– Central de atendimento do INSS: O número do NIT pode ser consultado através do site MEU INSS ou através do telefone de contato 135.

Consultando o NIT de forma online pelo CNIS

Para consultar o número do NIT pelo CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), siga estes passos:

1. Acesse a plataforma e selecione “Cidadão”;
2. Em seguida, vá em “Inscrição” e depois “Filiado”;
3. Preencha os dados solicitados, marque a caixa “Sou humano” e “Continuar”;
4. Confira o número do NIT que aparecerá com a mensagem: “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu número de Identificação – NIT – para fazer recolhimentos”.

Consultando o NIT pelo CadÚnico

Além de ser possível encontrar o número do NIT pelo aplicativo CadÚnico (Android ou IOS), também é possível fazer a consulta pelo site. Basta preencher seus dados, marcar a caixa “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir Certidão”. No campo “NIS”, você poderá conferir o número correspondente ao seu NIT.

Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP e NIT?

Embora NIS, PIS, PASEP e NIT possuam a mesma numeração, cada programa tem um objetivo diferente. O NIS (Número de Identificação Social) é gerado pela Caixa Econômica Federal e é voltado para cidadãos que têm direito a benefícios sociais do Governo Federal, independentemente de terem vínculo empregatício ou não. Já o PIS é um código para trabalhadores de empresas privadas, enquanto o PASEP é destinado a servidores públicos. O NIT é o número que identifica o trabalhador autônomo, permitindo o acesso aos benefícios do governo por meio das contribuições mensais.

Perguntas frequentes

– O que é o número do NIT? O NIT é o número que identifica o trabalhador autônomo. A inscrição garante o acesso a benefícios governamentais.
– Qual a diferença entre PIS e NIT? O PIS é para trabalhadores de empresas privadas (formais), enquanto o NIT é para trabalhadores autônomos (informais).
– Quem tem o NIT? Pessoas que nunca trabalharam com carteira assinada.
– É possível transformar o NIT em PIS? Sim, é possível transformar o NIT em PIS quando um autônomo passa a trabalhar com carteira assinada em uma empresa privada.

Fonte: [NIT: o que é, como encontrar e para que serve?](https://www.meutudo.com.br/blog/nit-o-que-e-como-encontrar-e-para-que-serve)