A Plataforma Meu INSS revoluciona o atendimento aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o objetivo de tornar mais fácil o acesso aos serviços fornecidos pela Previdência Social, a plataforma permite que os cidadãos solicitem serviços que antes só poderiam ser realizados nas agências físicas. Isso significa que as filas nas agências são reduzidas, resultando em um atendimento mais ágil.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um portal criado pelo Governo Federal para atender às demandas dos segurados do INSS e responder a todas as dúvidas relacionadas à Previdência Social. Além de fornecer informações sobre a aposentadoria, o portal também permite o acesso aos benefícios pagos pelo INSS, como pensão por morte e auxílio-maternidade, entre outros. Além disso, o Meu INSS reduz a demanda nas agências físicas, o que resulta em um serviço mais rápido e eficiente.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

O cadastro no Meu INSS é feito por meio da integração com a conta gov.br, que disponibiliza vários serviços governamentais. Para criar sua conta e acessar a plataforma, siga as seguintes etapas:

  1. Acesse o site oficial do Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  3. Marque a opção “sou um humano” e clique novamente em “Continuar”;
  4. Se preferir, você pode criar uma conta gov.br por meio do seu banco, caso ele esteja disponível na lista;
  5. Caso contrário, clique em “Tentar de outra forma” e responda algumas perguntas para criar sua conta;
  6. Após isso, confira suas informações e clique em “Continuar”;
  7. Escolha seu e-mail ou telefone para receber o código de autenticação da conta;
  8. Digite o código na tela e clique em “Continuar”;
  9. Defina uma senha forte e clique em “Continuar” e, em seguida, em “Concluir”.

É importante ter em mãos sua Carteira de Trabalho ou acesso à Carteira de Trabalho digital, pois você precisará fornecer informações sobre sua vida trabalhista durante o cadastro. Após concluir o cadastro na conta gov.br, você poderá acessar a plataforma Meu INSS e realizar todos os serviços disponíveis.

Também é possível fazer o cadastro no Meu INSS através do aplicativo. Para isso, siga as instruções a seguir:

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS no seu telefone (Android ou iOS);
  2. Abra o aplicativo e clique em “Próxima”;
  3. Em seguida, clique em “Faça sua senha aqui mesmo”;
  4. Na opção de “Cadastrar senha”, digite seu CPF e outros dados solicitados;
  5. Forneça algumas respostas sobre sua vida trabalhista;
  6. Por fim, confirme sua conta por e-mail ou SMS.

Após concluir o cadastro, você poderá fazer o login no aplicativo fornecendo seu CPF e senha cadastrada.

Além disso, é possível fazer o cadastro no Meu INSS através do Internet Banking de alguns bancos autorizados. Os bancos autorizados são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Sicoob. Siga as instruções específicas de cada banco para fazer o cadastro pela Internet Banking.

Quais são os principais serviços do Meu INSS?

O Meu INSS oferece diversos serviços que antes só poderiam ser realizados presencialmente nas agências físicas. Esses serviços incluem:

  1. Emissão de certidões e declarações de benefícios;
  2. Simulação de aposentadoria;
  3. Consulta de benefícios ativos;
  4. Agendamento de atendimentos na agência;
  5. Acesso e configurações de dados cadastrados;
  6. Calendário de benefícios;
  7. Solicitação de recurso e revisão do benefício;
  8. Emissão de GPS (Guia de Previdência Social);
  9. Agendamento de Prova de Vida.

Além disso, é possível consultar o número do PIS pelo Meu INSS, através da sua conta GOV.BR, na seção “Meu Cadastro” no menu à esquerda. Isso permite consultar tanto o PASEP quanto o PIS pelo CPF, o que é uma grande vantagem da plataforma.

Vale ressaltar que esses não são todos os serviços disponíveis no Meu INSS. Você pode encontrar muito mais serviços acessando diretamente o site. No extrato de pagamento é possível encontrar informações como pagamentos, aposentadorias e empréstimos consignados. O extrato pode ser retirado presencialmente na agência, mediante agendamento prévio. No entanto, também é possível consultar essas informações pela internet.

  • Para consultar o extrato de pagamento, basta acessar o Meu INSS, na tela inicial, e clicar em “Extrato de pagamento“. Em seguida, escolha a competência desejada para mais detalhes sobre o pagamento e descontos.
  • Para consultar o extrato de Imposto de Renda, acesse o Meu INSS, na tela inicial, e clique em “Extrato de Imposto de Renda“. Escolha o ano-calendário desejado e clique para obter mais detalhes. Se necessário, você também pode baixar o PDF.
  • Para consultar o extrato de empréstimo, faça login no Meu INSS, busque pela opção “Extrato de Empréstimo” e selecione o benefício que deseja consultar. Se preferir, você pode baixar o PDF.