Consulta de CPF: Como verificar o número do PIS e ter direito aos benefícios

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em 1970 para oferecer benefícios como o abono salarial aos trabalhadores de empresas privadas. Desde então, cada trabalhador recebe um número de identificação exclusivo, necessário para acessar ou solicitar seus benefícios previdenciários. Se você não sabe seu número de identificação como trabalhador, não se preocupe! Continue a leitura e aprenda como consultar o PIS pelo CPF e muito mais.

O que é o PIS?

O PIS é um programa destinado às pessoas que trabalham de carteira assinada. Todos os meses, as empresas fazem uma contribuição ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é um fundo criado para pagamentos do abono salarial e do seguro-desemprego. Os trabalhadores são cadastrados no programa já no primeiro emprego. Esse cadastro gera uma numeração única, que não precisa ser renovada caso o trabalhador troque de emprego.

Para que os trabalhadores possam ter acesso ao dinheiro do PIS é preciso que cumpram alguns requisitos exigidos por lei. Ter uma carteira assinada por no mínimo 5 anos, receber até 2 salários mínimos por mês, ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base, e o empregador deve ter informado corretamente os dados do funcionário ao Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como consultar ou saber se tenho direito ao PIS?

Para consultar se você tem direito ao PIS, ou abono salarial, e verificar o valor que irá receber, existem várias opções disponíveis. Você pode utilizar aplicativos como o Caixa Tem, Caixa Trabalhador e a Carteira de Trabalho Digital para realizar a consulta, como mostraremos nos próximos tópicos. Outra opção é utilizar o Atendimento Caixa ao Cidadão, por meio do número da Caixa para consulta PIS 2023, o qual é o 0800 726 0207.

Como consultar o número do PIS pelo CPF

Para descobrir o número do PIS utilizando o CPF, existem diversas opções disponíveis. As 6 formas de consultar número do PIS pelo CPF são:

– Aplicativo Meu INSS
– Carteira de Trabalho Digital
– App Caixa Trabalhador
– Site do CNIS
– Telefone do INSS
– Telefone da Caixa

[Veja mais formas de consultar o número do PIS pelo CPF](https://www.meutudoparavoce.com.br/pis-como-consultar-o-numero-do-pis-pelo-cpf/)

Consulta de CPF: Como verificar o número do PIS e ter direito aos benefícios. Confira aqui!