Governo do Amazonas inicia processo de recebimento de documentos de convocados para o Corpo de Bombeiros

O Governador Wilson Lima anunciou a convocação de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública, incluindo 253 convocados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para 2022. O processo de recebimento presencial de documentos teve início nesta terça-feira (21/11) e ocorrerá até sexta-feira (24/11), no auditório do Comando Geral da Corporação, na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital.

Organização do cronograma

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, a corporação montou um cronograma para atender todos os convocados em tempo hábil. A entrega de documentos acontecerá de acordo com a classificação dos convocados, conforme a seguir:

  • 21/11: Soldados classificados entre 1º e 50º às 8h, e do 51º ao 100º às 13h.
  • 22/11: Soldados do 101º ao 150º às 8h, e do 151º ao 200 às 13h.
  • 23/11: Convocados para as vagas de oficial 2º tenente às 8h.
  • 24/11: Segunda chamada para convocados que não puderam comparecer nos dias anteriores, a partir das 8h.

Documentação e cursos de formação

A portaria do CBMAM com todas as especificações pode ser consultada no site da corporação (www.cbm.am.gov.br). Após a entrega de documentos, o Corpo de Bombeiros dará andamento aos trâmites administrativos e no dia 1º de dezembro ocorrerá a aula inaugural dos Cursos de Formação de oficiais e praças.

Expectativas dos convocados

Um dos convocados presentes nesse primeiro dia, Matheus Portela, 32 anos, compartilhou sua expectativa: “Hoje se concretiza um sonho. Estou aqui em missão dessa carreira de bombeiro militar. A expectativa é muito boa, e espero aprender e absorver todas as orientações, e as instruções de todos aqueles que estão aqui à disposição para nos ensinar e aplicar esses ensinamentos, para que nos momentos difíceis esteja ao lado da população”.

Cid Rego, 28 anos, também expressou sua felicidade: “É um momento realmente muito importante ao estar ingressando nessa instituição que é muito conceituada, como o Corpo de Bombeiros, e poder seguir carreira para servir da sociedade para que possamos fazer o nosso estado maior e melhor sempre”.