Conheça todas as informações sobre o cargo de Escrivão da Polícia Federal!

Cargo de Escrivão da Polícia Federal é um dos mais procurados em concursos públicos
O cargo de Escrivão da Polícia Federal é um dos mais desejados em concursos públicos. A boa notícia é que está prevista a criação de concursos anuais para a instituição, o que aumenta as chances de conseguir uma vaga.
Mas você sabe o que faz um Escrivão, quanto ele ganha e quais são as exigências para concorrer a uma dessas vagas? Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o cargo. Confira!
Leia também: Concurso PF: confira todas as movimentações recentes!
O que faz um Escrivão da Polícia Federal?
O escrivão tem um papel estratégico para o bom andamento de inquéritos policiais. De acordo com o edital da PF, suas principais atribuições são:
- Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação;
- Atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial em diligências;
- Responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão;
- Conduzir veículos automotores;
- Cumprir medidas de segurança orgânica;
- Atuar nos procedimentos policiais de investigação;
- Desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Leia também: Concurso Polícia Federal: saiba tudo sobre!
Qual é o salário de um Escrivão da PF?
Os salários de um Policial Federal são muito atrativos. A remuneração de um Escrivão, em início de carreira, é no valor de R$ 12.522,50. Além disso, o profissional recebe benefícios, como auxílio-alimentação e ganhos adicionais por lotação em fronteira. A jornada de trabalho do cargo é de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Quem pode ser Escrivão da Polícia Federal?
Para se tornar um Escrivão da PF, é necessário possuir nível superior em qualquer área de formação. Além disso, é preciso atender a outros requisitos, como ser brasileiro ou português amparado pelo Estatuto da Igualdade, estar em dia com as obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos, estar quite com o serviço militar (se do sexo masculino), ter completado 18 anos de idade na data de matrícula do curso de formação profissional, possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo, e ter aptidão física e mental para exercício do cargo.
Como são as provas para escrivão da polícia federal?
O Cebraspe costuma ser a banca organizadora dos concursos da PF. A seleção para o cargo de Escrivão ocorre por meio das seguintes etapas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação Médica;
- Prova Prática de Digitação;
- Avaliação Psicológica.
A Prova Objetiva costuma ser no formato de “certo” ou “errado”. No último edital, foram cobrados conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Contabilidade e Arquivologia. Já a Prova Discursiva consiste em uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca ou de acordo com o conteúdo programático do concurso.
Agora que você está por dentro do que faz um Escrivão e do que precisa para se tornar um, é hora de começar a se preparar para garantir a sua vaga! E, nessa jornada, o AlfaCon te acompanha do início dos estudos até a sua aprovação.