INSS inicia o pagamento do BPC de dezembro

O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, começou a realizar os pagamentos do mês-base de dezembro para os inscritos no BPC, Benefício de Prestação Continuada. Nesta terça-feira, 26/12, a parcela será paga para um novo grupo, de acordo com o calendário oficial de depósitos.

O valor do benefício ainda equivale ao salário-mínimo vigente em 2023, ou seja, R$ 1.320,00. No entanto, em janeiro, a parcela provavelmente subirá para cerca de R$ 1.412,00, devido ao reajuste com o aumento do piso nacional.

Requisitos para receber o BPC

Para ter direito ao BPC, os cidadãos precisam ser idosos com pelo menos 65 anos ou pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer faixa etária. Ambos os grupos precisam ter renda per capita de até 1/4 do salário-mínimo vigente para serem aprovados na lista de contemplados.

A solicitação de entrada pode ser feita pelo portal Meu INSS ou aplicativo correspondente. Esses também são os canais de comunicação em que os beneficiários conseguem acessar dados como valor em conta, situação do auxílio e outras informações pertinentes.

BPC pode ser bloqueado em janeiro; veja novas regras

Os beneficiários do BPC precisam ficar atentos às regras anunciadas pelo Ministério da Cidadania em setembro. A convocação é para aqueles que não fazem a revisão cadastral do CadÚnico (Cadastro Único) desde 2019.

Esse grupo de inscritos, que estão com os dados atualizados, precisam regularizar a situação na unidade onde houve o registro na base de dados. Mais informações também podem ser obtidas em CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ou pelo número 121.

A medida serve para manter somente os inscritos que estão com o CadÚnico devidamente atualizado, no sentido de filtrar a lista e deixá-la apenas com os beneficiários que continuam atendendo os requisitos do programa.

Caso a situação não seja regularizada até o final de fevereiro de 2024, o BPC poderá ser bloqueado.

Calendário BPC Dezembro: quem recebe nesta terça, 26

O INSS continua fazendo os pagamentos do BPC de dezembro. As datas são organizadas conforme o penúltimo dígito que aparece antes do traço do NB (Número de Benefício). Confira todas as datas atualizadas e oficiais de depósito do benefício no calendário oficial.

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 21 de dezembro de 2023 (pago);
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 22 de dezembro de 2023 (pago);
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de dezembro de 2023 (a ser pago nesta terça-feira);
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 2 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 3 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 4 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 5 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 8 de janeiro de 2024.

Compartilhe essa notícia