Aposentados e pensionistas devem estar cientes de como funciona a tabela de pagamento do INSS, uma vez que essa tabela informará as datas de pagamentos ao longo do ano. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) costuma liberar o calendário de pagamento com antecedência para que os beneficiários possam se preparar e se organizar financeiramente para evitar atrasos nas contas.

O que é a tabela de pagamentos do INSS?

A tabela de pagamento do INSS é a programação anual que o Instituto realiza para esclarecer ao cidadão em qual data o pagamento estará disponível na rede bancária. Essa tabela é dividida em duas partes: uma tabela para quem recebe até um salário mínimo e outra para quem recebe mais de um salário. O salário mínimo nacional também serve como base para o cálculo dos benefícios oferecidos pelo INSS, sendo que sempre que o salário mínimo sofre alteração em janeiro, o reajuste também acontece automaticamente para os beneficiários.

Quem pode receber o pagamento do INSS pela tabela?

A tabela de pagamentos do INSS é válida para beneficiários que recebem por aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, auxílio acidente, salário maternidade, salário família, idosos com 65 anos ou mais, pessoas portadoras de deficiência enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Como posso consultar a tabela de pagamento do INSS?

O INSS divulga a tabela oficial em seu site e é possível consultá-la assim que é liberada. Recomenda-se que os beneficiários estejam atentos à divulgação do cronograma anual, pois a tabela costuma ser a única fonte de renda que os segurados possuem. A tabela de pagamento do INSS de 2024 ainda não foi divulgada, por isso é importante acompanhar a divulgação das datas.

Qual é o calendário de pagamento do 13º salário do INSS?

O 13º salário dos aposentados, pensionistas e segurados do INSS é pago em duas parcelas, com a primeira parcela paga até 30 de novembro e a segunda em dezembro. O pagamento não costuma atrasar e é importante que os beneficiários estejam atentos ao saldo de suas contas para verificar se o dinheiro já foi depositado. Neste ano, o INSS iniciou o pagamento da primeira parcela do 13º em abril, enquanto a segunda parcela foi paga em junho.

Para mais informações, acesse a página do INSS clicando [aqui](https://www.gov.br/inss/pt-br).