O ano de 2024 promete ser repleto de oportunidades para quem deseja ingressar na carreira pública. Previsões apontam que mais de 70 mil vagas estarão disponíveis em concursos públicos ao longo do ano. Entre essas oportunidades, está o Concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), cuja banca organizadora já foi definida. O edital para o provimento de vagas para o cargo de Oficial Judiciário, de nível médio, está previsto para ser publicado no 2º semestre de 2024.

Salários e benefícios
O último edital do Concurso TJMG estabelecia uma remuneração de R$ 3.661,03 para o cargo de Oficial Judiciário e de R$ 5.733,31 para o cargo de Analista Judiciário. Além dos salários, os servidores também recebem benefícios como auxílio-creche, auxílio-refeição, auxílio-transporte e auxílio-saúde, variando de acordo com a faixa etária.

Quem pode se candidatar
Para se candidatar ao Concurso TJMG, é necessário atender a alguns requisitos como ser brasileiro nato ou naturalizado, ter no mínimo 18 anos de idade, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se do sexo masculino, estar em pleno gozo de seus direitos políticos e civis, ser moralmente idôneo e não registrar antecedentes criminais, além de possuir a escolaridade/qualificação/experiência exigida para o cargo/especialidade pretendido.

Atribuições do Oficial Judiciário
O cargo de Oficial Judiciário exige a execução de atividades de suporte nas áreas judiciária e administrativa na Secretaria do Tribunal de Justiça e na Justiça de Primeira Instância, registro, reunião e avaliação de informações, assistência ao magistrado, redação e digitação de matérias, realização de atos para subsídio da movimentação do processo e demais serviços administrativos, entre outras atividades.

Etapas do Concurso
De acordo com o projeto básico do Concurso TJMG, a seleção será composta por Provas Objetivas, abordando disciplinas como Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Informática, Conhecimentos Específicos e Raciocínio Lógico. Serão 80 questões de múltipla escolha no total.

O concurso público é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar na carreira pública. Por isso, é importante estar bem informado e preparado para as etapas do processo seletivo. Fique de olho nas próximas publicações e não perca nenhuma atualização sobre o Concurso TJMG! Se deseja mais informações sobre concursos públicos previstos para 2024, consulte os links fornecidos no artigo.