Concurso IPEA deverá ofertar mais de 70 mil vagas para 2024

Está previsto para o ano de 2024 a abertura de mais de 70 mil vagas em concursos públicos, incluindo o tão aguardado concurso da Caixa Econômica Federal. Além disso, há previsão para um novo concurso para a Polícia Militar de Minas Gerais. E a pergunta que não quer calar é: como se preparar para este novo concurso?

Concurso IPEA: O que esperar?

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) irá ofertar 80 vagas para o cargo de Técnico em Planejamento e Pesquisa, com remuneração inicial de R$ 20.924,80. As inscrições serão realizadas de 05 de dezembro a 10 de janeiro de 2024, por meio do site da banca organizadora (CESGRANRIO), com uma taxa de inscrição de R$ 180,00. As provas estão previstas para o dia 26 de fevereiro de 2024.

Confira as especialidades e o número de vagas ofertadas:

Perfil Especialidade Vagas
Técnico em Planejamento e Pesquisa Planejamento, Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas e da Gestão Governamental 16
Técnico em Planejamento e Pesquisa Políticas Públicas e Sociedade 16
Técnico em Planejamento e Pesquisa Gestão e Logística 13
Técnico em Planejamento e Pesquisa Políticas Públicas e Avaliação 8
Técnico em Planejamento e Pesquisa Comunicação Social e Divulgação Científica 5
Técnico em Planejamento e Pesquisa Desenvolvimento de Sistemas 5
Técnico em Planejamento e Pesquisa Infraestrutura de Tecnologia da Informação 5
Técnico em Planejamento e Pesquisa Políticas Públicas e Sustentabilidade 5
Técnico em Planejamento e Pesquisa Ciência de Dados 4
Técnico em Planejamento e Pesquisa Processo Editorial 3

Fonte: Banca organizadora (CESGRANRIO)

O que faz um Técnico de Planejamento e Pesquisa no IPEA?

O Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA desempenha funções fundamentais na realização de pesquisas, análises e avaliações relacionadas a questões econômicas e sociais, contribuindo para a produção de conhecimento que embasará a formulação e implementação de políticas públicas.

Como se preparar para o concurso do IPEA?

Os candidatos serão avaliados por meio de uma Prova Objetiva, Prova Discursiva e Prova de Títulos. A Prova Objetiva será composta por 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos. Além disso, a Prova Discursiva consistirá de duas questões relacionadas ao conteúdo programático de Conhecimentos Específicos de cada especialidade.

A Perícia Médica estará a cargo do IPEA, que indicará local, data, horário e valor para a realização do Teste de Aptidão Física (TAF).

Fique atento ao edital completo, disponível no site da banca organizadora, para ter acesso a todas as informações sobre o concurso e as formas de preparação para as provas.

Links úteis:

– Áreas de Concurso Público: conheça qual carreira combina com você!
– Por que estudar para concurso público?
– Como saber se estou melhorando nos estudos?
– Guia definitivo para uma redação nota 10!

Por fim, recomendamos a leitura acurada do edital e a busca por materiais de preparação específicos para este concurso. A dedicação e o empenho nos estudos são fundamentais para alcançar a tão sonhada aprovação!