Os editais para os cargos de Soldado e Aluno-Oficial no Concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) foram oficialmente divulgados! Este concurso oferece 2.700 vagas para o cargo de Soldado e 200 vagas para o cargo de Aluno-Oficial.

As inscrições para o cargo de Soldado encerraram no dia 27 de julho, com taxa de R$ 65,00. O requisito mínimo é o ensino médio completo e as inscrições foram feitas através do site da banca organizadora, VUNESP.

Já as inscrições para o cargo de Aluno-Oficial foram realizadas entre os dias 24 de maio e 22 de junho, com taxa de R$ 150,00. A prova está prevista para o dia 20 de agosto.

O Concurso PM SP para o cargo de Soldado será dividido em diversas etapas, sendo elas: Prova Objetiva (Parte I), Prova Dissertativa (Parte II), Exames de Aptidão Física, Exames de Saúde, Exames Psicológicos, Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, e Análise de Documentos.

A Prova Objetiva (Parte I) está prevista para ser realizada no dia 17 de setembro de 2023, no período da tarde. Serão 60 questões de múltipla escolha abordando as disciplinas de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções Básicas de Informática e Noções de Administração Pública.

A Prova Dissertativa (Parte II) também acontecerá no dia 17 de setembro de 2023, no mesmo período e local da Prova Objetiva (Parte I). O candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas.

Além das provas, os candidatos também passarão por Exames de Aptidão Física, Exames de Saúde, Exames Psicológicos, Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, e Análise de Documentos.

O Concurso PM SP para o cargo de Aluno-Oficial também terá as mesmas etapas mencionadas acima. A Prova Objetiva (Parte I) está prevista para ser realizada no dia 20 de agosto de 2023, no período da tarde. Serão 80 questões de múltipla escolha abordando as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza, e Conhecimentos Específicos.

A Prova Dissertativa (Parte II) acontecerá no mesmo dia e local da Prova Objetiva (Parte I) e consistirá na produção de um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas.

Assim como no concurso para Soldado, os candidatos também passarão por Exames de Aptidão Física, Exames de Saúde, Exames Psicológicos, Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, e Análise de Documentos.

Para serem elegíveis aos cargos, os candidatos devem ser brasileiros, ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos (exceto para candidatos pertencentes aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo), atender aos requisitos de estatura mínima, possuir aptidão física e mental, perfil psicológico compatível com o cargo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir o ensino médio completo, ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas, entre outros requisitos.