Novo cartão do Bolsa Família está cheio de inovações que vão além do design de 2023. Veja como solicitar o seu!

O novo cartão do Bolsa Família vem com muitas inovações promissoras, indo além do simples design renovado que marcou presença em 2023. Para saber como solicitar a sua versão corretamente, continue lendo!

**Para garantir o seu novo cartão do Bolsa Família, é essencial que os beneficiários atendam aos critérios estabelecidos.**

Os principais critérios para solicitar o cartão são:

– Famílias enquadradas nos critérios de renda de pobreza ou extrema pobreza;
– Renda mensal máxima de R$218,00 por pessoa na família;
– Registro no Cadastro Único, que é a porta de entrada para diversos benefícios sociais do governo federal.

Cumprindo esses requisitos, o beneficiário receberá o cartão em seu domicílio após a análise dos registros e documentação.

**Como solicitar o cartão do Bolsa Família?**

Caso tudo esteja atualizado no seu cadastro, não será necessário se preocupar em realizar procedimentos adicionais para obter o novo cartão Bolsa Família. O Governo Federal costuma enviar o cartão diretamente ao endereço registrado no Cadastro Único. No entanto, é importante manter as informações sempre atualizadas para garantir o envio correto.

**Como funciona o cartão do Bolsa Família?**

Os beneficiários terão acesso a um cartão de débito oferecido pela Caixa Econômica Federal. Isso permitirá realizar compras, pagar contas e até efetuar transferências de dinheiro através do WhatsApp. Com o número do cartão, os beneficiários podem consultar informações sobre o Bolsa Família e outros programas vinculados ao Cadastro Único, como o Auxílio-Gás, por exemplo. Além disso, é possível fazer saques em agências da Caixa ou caixas eletrônicos, verificar o saldo e extrato, realizar movimentações financeiras nos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.

E para fazer as consultas através do aplicativo da Caixa, é fácil!

1. Baixe o app Caixa Tem na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
2. Abra o aplicativo e clique em ‘Entrar no Caixa Tem’;
3. Faça cadastro no aplicativo clicando em cadastre-se;
4. Faça login com seu CPF e senha criada no cadastro;
5. Na página principal do aplicativo, clique em ‘Mostrar Saldo’;

**O que fazer se perder o cartão?**

Caso o cartão seja perdido, roubado ou danificado, os beneficiários têm a opção de solicitar a segunda via. Basta entrar em contato com o atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207 ou pessoalmente em uma agência da Caixa.

Esta contribuição é de Ariel França, produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência.

Fonte: [FDR](https://www.fdr.com.br/)