Auxílio Gás: saiba como funciona e quem tem direito ao benefício

Desde a criação do Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás, em 2021, milhares de famílias de baixa renda foram beneficiadas. Esse programa garante um auxílio bimestral para a compra de gás de cozinha. Confira mais detalhes sobre como funciona e como solicitar o benefício.

## O que é o programa Auxílio Gás?

O programa Auxílio Gás foi criado pelo Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda a adquirirem o gás de cozinha. A cada dois meses, as famílias cadastradas no programa recebem um valor equivalente a 100% da média do valor nacional do botijão de 13kg.

### O Auxílio Gás é do governo federal?

Sim, o Auxílio Gás foi criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, e é gerido pelo Ministério da Cidadania. O pagamento do benefício é realizado pela Caixa Econômica Federal para as famílias inscritas no Cadastro Único.

## Quem tem direito ao Auxílio Gás?

O benefício do Vale Gás é garantido às pessoas de baixa renda que atendem aos seguintes requisitos:

– Ser inscrito e ativo no Cadastro Único (CadÚnico);
– Ter renda familiar de até meio salário mínimo;
– Possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
– Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
– Mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência.

O benefício pode ser acumulado com outros programas sociais, como o Bolsa Família.

## Valor do Auxílio Gás e consulta

O valor do benefício corresponde a 100% da média do valor nacional do botijão de cozinha e é reajustado de acordo com as alterações no preço do gás. A consulta do Auxílio Gás pode ser feita online, por meio do aplicativo Auxilio Brasil ou Caixa TEM, ou por telefone, acessando os números 111 da Caixa Econômica ou 121 do Ministério da Cidadania.

## Calendário de pagamento do Auxílio Gás

O pagamento do Auxílio Gás é feito de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social). Abaixo está o calendário de pagamentos para o ano de 2023:

[Acesso ao calendário de pagamento](www.calendariodobenefício.gás/pagamento2023)

## Como receber o Auxílio Gás

O benefício será depositado em conta digital ou bancária do Responsável Familiar (RF), com prioridade para as mulheres. O pagamento pode ser retirado em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.

Para mais informações sobre os benefícios sociais, inscreva-se aqui para receber nosso conteúdo.

Se você quer saber mais detalhes sobre o programa e como solicitar o Auxílio Gás, leia o nosso guia com todas as informações necessárias.

Perguntas frequentes sobre o Auxílio Gás:

– Como pedir Auxílio Gás?
– Auxílio Gás é verdade?
– Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás?
– Tem como consultar o auxílio gás pelo CPF?

Fábela Quintiliano
Fábela é formada em Letras e Inglês. Começou na meutudo como analista e depois como líder de Customer Experience. Com o conhecimento adquirido em crédito consignado, aceitou o desafio de fazer parte do time de SEO & Conteúdo como Redatora. É a humana de 3 gatos, ama viajar e criar peças em crochê. 376 artigos escritos.