Como sacar o FGTS rescisão após demissão

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador com carteira assinada no Brasil. Apesar disso, muitos têm dúvidas sobre sua utilização. Uma das principais dúvidas entre os trabalhadores é como sacar o FGTS rescisão, que ainda é a mais popular forma de saque desse benefício.

### Saque-rescisão do FGTS: o que é?

O saque-rescisão é um processo do FGTS que permite ao trabalhador acessar o saldo acumulado em sua conta do fundo, equivalente a 8% do salário, depositado mensalmente pelo empregador. Esse saque é possível quando ocorre a rescisão do contrato de trabalho, seja por demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria, entre outros motivos legais.

### Diferença entre saque-rescisão e saque-aniversário

O saque-aniversário é uma modalidade de saque mais recente, que permite que o trabalhador receba valores de sua conta do FGTS sem ter sido demitido. A diferença do saque-rescisão e saque-aniversário está no fato de o trabalhador poder sacar uma vez ao ano determinado valor liberado com base no seu saldo total do FGTS, com a segunda opção.

### Como sacar o FGTS rescisão depois de ser demitido?

Para sacar o FGTS rescisão você pode ir presencialmente a uma agência Caixa Econômica Federal, ou acessar online o aplicativo FGTS, e fazer a solicitação. No momento da solicitação do saque-rescisão basta indicar uma conta bancária em nome do trabalhador para receber os valores, sem custo.

Além disso, no saque-aniversário o cidadão tem direito a fazer empréstimos de antecipação dos seus saques, opção que não está disponível com o saque-rescisão.

### Como sacar o FGTS rescisão pelo aplicativo

Na tela inicial do aplicativo FGTS, vá em “Meus Saques”, selecione “Modalidade Saque Rescisão” e siga as instruções para sacar o FGTS rescisão pelo aplicativo. [Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo.](https://www.youtube.com/watch?v=h5oFSR5GKZE)

Quando o trabalhador já tiver conta bancária de qualquer instituição financeira cadastrada no app FGTS, o dinheiro entrará de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis.

Para ter o saque do FGTS agendado, basta baixar o aplicativo, consultar os valores disponíveis, selecionar a modalidade de saque-rescisão, indicar a conta bancária e aguardar a confirmação. O valor é creditado na conta cadastrada em até 5 dias úteis.

Meu FGTS de rescisão ainda não caiu na conta, o que fazer? Confira o prazo e se estiver dentro do tempo previsto, aguarde mais alguns dias. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Caixa Econômica Federal.

![imagem](https://images.pexels.com/photos/309907/pexels-photo-309907.jpeg?auto=compress&cs=tinysrgb&dpr=2&h=750&w=1260)