Como simular a aposentadoria no INSS

Antes de pedir a aposentadoria no INSS, é possível simular o benefício no Meu INSS. No site ou aplicativo, é possível calcular e ter uma ideia de como será seu benefício e quanto você receberá. Continue lendo para conferir um passo a passo de como fazer a simulação.

O que é a simulação de aposentadoria do INSS?

A simulação de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um serviço oferecido pelo Governo Federal para ajudar a saber quanto tempo falta para se aposentar. Atualmente, a simulação está disponível apenas para quem vai solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade.

Quais tipos de aposentadorias posso simular?

No momento, estão disponíveis sete cálculos diferentes, sendo 2 por idade e 5 por tempo de contribuição:

– Aposentadoria por idade;
– Aposentadoria por idade (transição);
– Aposentadoria por tempo de contribuição;
– Aposentadoria por tempo de contribuição – Pontos;
– Aposentadoria por tempo de contribuição – Idade;
– Aposentadoria por tempo de contribuição – Pedágio 50%;
– Aposentadoria por tempo de contribuição – Pedágio 100%.

Como simular a aposentadoria do INSS?

Para simular a aposentadoria, é preciso entrar no site ou aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha cadastrada previamente. Por lá, é possível incluir vínculos e ainda alterar a data de nascimento, além de inserir outros dados. Para realizar o serviço, siga as seguintes etapas:

1. Entre no site ou aplicativo Meu INSS;
2. Utilize seu CPF e a senha cadastrada;
3. Clique em “Do que você precisa?”;
4. Escreva “simular aposentadoria”;
5. Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis;
6. Clique em “Recalcular”;
7. A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

Como receber a resposta?

A resposta da simulação sai imediatamente, ou seja, assim que você concluir de alterar as informações, o resultado estará disponível para visualização. É possível apenas visualizar ou fazer o download do arquivo para salvar em seu celular ou computador.

Simulador de aposentadoria pelo Dataprev

Após a Reforma da Previdência de 2019, a Dataprev criou um aplicativo chamado “Simulador Nova Previdência” para facilitar o cálculo da aposentadoria. Para realizar o cálculo, o aplicativo faz apenas 3 perguntas simples: o sexo da pessoa, a data de nascimento e o tempo de contribuição. Com base nessas informações, o aplicativo fornece uma estimativa sobre a aposentadoria mais rentável ou a que será conquistada em menor tempo.

Como solicitar aposentadoria no Meu INSS?

Se você já atingiu o tempo necessário para se aposentar, além de simular, é possível solicitar a aposentadoria no Meu INSS. Para isso, faça login no Meu INSS, clique na opção “Agendamentos/Solicitações”, em seguida, clique em “Novo Requerimento” e selecione o serviço desejado para completar o pedido.

Quem pode solicitar a aposentadoria do INSS?

Com as mudanças ocorridas na Reforma da Previdência de 2022, as regras para se aposentar foram atualizadas. É necessário ter no mínimo 15 anos de contribuição, tanto para homens como para mulheres, e seguir as regras de transição conforme o ano de solicitação da aposentadoria.

Como conferir o valor da simulação de aposentadoria?

Ao fazer a simulação da aposentadoria no site ou aplicativo Meu INSS, é possível conferir o valor estimado do benefício de acordo com a modalidade escolhida. No entanto, trata-se de uma estimativa e, caso haja dados incorretos, os valores e o tempo podem ser divergentes.

Como saber se o simulador de aposentadoria é confiável?

Tanto a calculadora de aposentadoria do INSS como o simulador da Nova Previdência da Dataprev são confiáveis, apesar de poderem apresentar dados divergentes. No entanto, é importante fornecer informações precisas para que os cálculos sejam exatos.

Há possibilidade do cálculo estar errado?

Para que o cálculo da simulação da aposentadoria esteja errado, os dados incluídos precisam estar incorretos. Portanto, ao utilizar os simuladores, é imprescindível inserir as informações corretamente para obter resultados precisos.