Como realizar a consulta de conta inativa do FGTS através do CPF e efetuar o saque do saldo


Todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que funciona como uma poupança na qual o empregador deposita mensalmente um percentual do salário do trabalhador em uma conta vinculada a ele. Quando ocorre uma troca de emprego, a conta anterior se torna inativa e uma nova é aberta. No entanto, o saque desses valores só está disponível em casos específicos, como saque-rescisão ou aposentadoria.

A consulta do FGTS inativo serve para que os trabalhadores possam verificar o saldo disponível em suas contas e os valores que foram depositados. É importante ressaltar que, mesmo com o dinheiro retido, há a geração de créditos de juros mensalmente sobre o valor na conta. Além disso, o Governo Federal paga o Lucro do FGTS todos os anos, que é depositado diretamente na conta do trabalhador no dia 31 de dezembro do ano-base.

Para saber se possui contas inativas do FGTS, basta instalar o aplicativo do FGTS no celular e inserir o CPF e a senha cadastrada no sistema Gov.br. O aplicativo permitirá acesso a todas as contas ativas e inativas. Também é possível consultar por telefone, ligando para o número 0800 726 0207 e fornecendo a data de nascimento e o número NIS, ou através do site da Caixa Econômica Federal, mas apenas para correntistas do banco.

Para realizar o saque do FGTS inativo, é necessário se enquadrar em situações específicas, como aquisição de imóvel próprio, aposentadoria, demissão sem justa causa, doenças graves, falecimento do trabalhador, entre outros. Atualmente, também existe a opção do saque-aniversário, em que é possível sacar uma porcentagem do valor do FGTS uma vez por ano, de acordo com uma tabela definida pelo Governo. Outra opção é a antecipação do saque-aniversário, em que é possível antecipar até 10 parcelas do valor do saque, mediante crédito consignado.

É importante ressaltar que o saque-aniversário pode estar em seus últimos dias devido a possíveis mudanças governamentais, por isso, é recomendado aproveitar a oportunidade de sacar com a meutudo. O processo de saque é feito de forma digital através do aplicativo meutudo, e os fundos são disponibilizados em até 1 dia útil. Para acompanhar mais informações sobre o FGTS, é possível se inscrever no formulário presente no texto para receber conteúdo semanal via e-mail.

Fonte: https://meutudo.com.br/blog/consultar-fgts-inativo/(https://www.meutudo.com.br/fgts-inativo/)

Deixe seu comentário